XIII Seminário Ambiental movimenta região do Rio Doce

Com o tema “Propriedades Rurais”, o evento vai tratar de alternativas de plantio e criação de animais economicamente viáveis para pequenos produtores.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Diversidade de Guanhães, promove em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifet), o XIII Seminário Ambiental, nos dias 20 e 21, no Campus São João Evangelista do Ifet. "Pretendemos apresentar para os produtores rurais, público-alvo do evento, alternativas econômicas e que beneficiam o meio ambiente", explica o gerente do Núcleo de Guanhães do IEF, Hermógenes Ferreira da Silva Neto.

O tema do seminário será propriedade rural e, segundo o engenheiro e coordenador de gestão ambiental da Escola Agropecuária Federal de São João Evangelista, Fabrício Gomes Gonçalves, a intenção é conscientizar não apenas os agricultores da região, mas também os estudantes do Ifet sobre a importância de ampliar as possibilidades por meio da diversificação de espécies nas criações e plantações. "Se a diversificação se torna um costume, temos como resultado a melhoria ambiental", conclui.

Neto ministrará uma palestra sobre reflorestamento com espécies não-tradicionais. De acordo com o coordenador, trata-se de uma temática de grande importância, pois mostra a pequenos produtores rurais alternativas, muitas vezes, mais econômicas. "É bom para chamar a atenção para outras espécies além do eucalipto, como o cedro, o cedro-italiano e o guanadi, que apresentam um potencial madeireiro interessante e de melhor qualidade de madeira", ressalta. Além dessa abordagem, Neto vai tratar de outras maneiras de reflorestamento não convencional, como as reservas legais e a recuperação de áreas degradas.

Outro técnico do IEF, João Paulo Galdino, vai apresentar os projetos de recuperação de áreas degradadas utilizados pelo Instituto, além de mostrar os resultados parciais das medidas já adotadas no Núcleo de Guanhães. Marcelo Vieira da Silva, analista ambiental da Gerência de Apoio à Regularização Ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Geara/Igam), irá falar sobre a política de outorga e cobrança dos recursos hídricos implantada no Estado. Outros temas abordados serão a preservação do Meio Ambiente na propriedade rural, o uso racional do solo e água na propriedade rural e criação de animais nativos e exóticos.

Entre os palestrantes, estão representantes das outras instituições parceiras: o sargento Gonçalves, do 4° Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Leonardo Sardinha, da Empresa de Assistência Técnica e Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Emater), Gabriella Cristina Diniz Lopes Rocha, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Graziella de Souza Correia Vasconcelos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Silvana Torquato Duarte, do Movimento Pró-Rio e Antônio Soares Amorin, da Nascentes Fernandes.

Gomes explica que, inicialmente, o seminário era voltado aos alunos dos cursos técnicos do Ifet, mas que, devido à sua repercussão, em 2009, buscou-se ampliar a presença de outros setores. "Acredito que dessa vez teremos uma participação grande de grupos como sindicatos de produtores rurais ou membros dos escritórios regionais do IEF aqui de perto", afirma Gomes.

Fonte: Ascom\ Sisema

Mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanha também no www.youtube.com\agenciaminas.