Melhorias no PESB são anunciadas na posse do Conselho Consultivo

Evento de Posse do Conselho Consultivo do Parque contou com a presença de diversas autoridades locais.

O Instituto Estadual de Floresta (IEF) realizou nesta quinta-feira (14) a cerimônia de posse do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB). O evento aconteceu na Sede Administrativa do Parque, localizada no Km 15 da Estrada Araponga/Fervedouro, no município de Araponga, região da zona da mata de Minas Gerais.

O gerente do PESB, José Roberto Mendes de Oliveira, além de presidir a solenidade, falou sobre os melhoramentos realizados na Unidade de Conservação (UC). Foram enfatizadas as melhorias de acesso ao parque e o avanço da regularização fundiária. O prefeito de Araponga, Antonio Araújo, e o prefeito de Fervedouro, Carlos Coridon, fizeram um pronunciamento parabenizando a UC pelas ações de conservação e manifestaram o desejo de firmar uma parceria entre as cidades quanto à preservação do patrimônio natural em questão.

Segundo José Roberto Mendes de Oliveira, os conselheiros são peças importantes no apoio à gestão do Parque e estão presentes desde a criação da UC, em 1996. "Sem os conselheiros, muitos dos problemas ambientais do PESB deixariam de ser detectados e resolvidos", afirma.

A primeira reunião da nova formação do conselho acontece no dia 02 de junho, em formação com a mesa diretora, onde serão discutidas e negociadas questões sobre os problemas e demandas ambientais, assim como a integração da sociedade na preservação do parque. O Conselho do PESB é composto por 36 membros, sendo 18 efetivos e 18 suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.

O processo seletivo para o Conselho foi realizado em março e, no dia 24 do mesmo mês, foi divulgado o resultado em uma sessão pública na Casa de Cultura de Miradouro. Participaram do processo de seleção indivíduos atuantes na região de entorno do PESB, entre organizações não governamentais ambientais, comunidade científica, organizações de trabalhadores do setor privado, órgãos municipais ambientais e instituições estaduais e federais dos municípios.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Araponga, Antonio Araújo; o prefeito de Fervedouro, Carlos Coridon; a vice-prefeita de Miradouro, Gisele Mendes; o vice-prefeito de Sericita, José Arlindo Gomes; o presidente da câmara de Pedra Bonita, Humberto Osvaldo, entre outras autoridades locais.

Fonte: Ascom/ Sisema