Parque do Rola Moça lança Projeto Sementes

Em ação de lançamento, voluntários plantam mudas nativas do cerrado.

Nesse domingo, 17, a partir das 10h, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça será beneficiado com o plantio de 150 mudas de espécies nativas do cerrado, como Candeia e Angico Amarelo. A ação é a primeira do Projeto Sementes, que busca a conscientização social, por meio de atitudes que favorecem a preservação do meio ambiente.

Trata-se de uma realização da equipe gestora do parque, em parceria com a Person Up, a Movimenta Minas e empresas da iniciativa público-privada. "As parcerias têm o intuito de incentivar a prática de esportes radicais e ecoturismo no Rola Moça", afirma o gerente do Parque, Edmar Monteiro. Segundo ele, os planos são de ampliar o calendário de eventos no Parque do Rola-Moça, assim como as ações do Projeto Sementes.

As mudas foram doadas pela Vida Meio Ambiente, atual responsável pelo plantio de mudas para a recuperação das áreas degradadas do Parque. Nessa primeira edição, o evento contará com a presença de 60 representantes voluntários dos parceiros. Porém, Monteiro confirma a intenção de abrir as próximas edições para a participação de voluntários de toda a sociedade.

"Nessa ação inaugural, estaremos celebrando as parcerias, mas pretendemos ampliar para pelo menos duas vezes ao ano e, quem sabe, em outra ação, realizar o plantio simultâneo em quatro áreas, uma em cada cidade que faz parte do Parque", revela Monteiro. O ponto de encontro, onde serão distribuídos brindes aos participantes, é o Centro Integrado e, de lá, o grupo fará uma caminhada até o Mirante das Pitangueiras, localizado no Barreiro, em Belo Horizonte, onde será realizado o plantio. Além disso, serão ministradas palestras sobre educação ambiental.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, nos municípios de Nova Lima, Brumadinho e Ibirité. Com 3.941 hectares, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga importantes mananciais de captação de água que abastecem parte da população dessas cidades.

Fonte: Ascom/ Sisema