IEF promove conscientização em BH através da Ação Ambiental

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza no próximo sábado (16) a Caravana Ação Ambiental do Parque Estadual Serra Verde. O pátio da Escola Municipal Jose Maria Alkimim, na região norte de Belo Horizonte, receberá, das 10 às 16 horas, a população local com o intuito de promover uma integração entre a comunidade e o parque.

"Um sábado diferente com cultura e informação ambiental". De acordo com o gerente do Parque Estadual Serra Verde, André Portugal, essa é a melhor forma de descrever o evento. Aqueles que comparecerem encontrarão uma programação variada e interessante. Tendas montadas pelo IEF vão estar equipadas para apresentação de palestras e vídeos educativos sobre prevenção de incêndios, o andamento da implantação do parque e informações a respeito da brigada voluntária. Haverá também uma apresentação teatral da Companhia de Teatro Cóccix.

Além dessas atividades serão distribuídas 250 mudas de espécies de plantas nativas e haverá presença do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Eles irão compartilhar informações com a comunidade para que possam evitar queimadas nas matas. Também estarão disponíveis materiais explicativos como panfletos e cartazes.

Segundo André Portugal, o objetivo da ação é buscar uma participação da comunidade na conservação do parque. "Muitas vezes os moradores da região não tem a consciência de que também são responsáveis pelo parque. Queremos que eles ajudem na preservação e se tornem co-responsáveis pela área e ajudem a evitar queimadas. Por isso é importante realizarmos atividades preventivas e de educação ambiental", afirma André.

A ação ambiental conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Companhia de Teatro Cóccix, Diretoria da Escola Municipal Jose Maria Alkimim e da Fundação de Parques Municipais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

Brigadistas Voluntários

Na última edição da Caravana Ação Ambiental do Parque Estadual Serra Verde, houve o recrutamento de integrantes da comunidade local para se tornarem brigadistas voluntários. De acordo com André Portugal a iniciativa foi um sucesso. "Já formamos uma turma de voluntariados e esperamos que desta vez outras pessoas se interessem em ajudar a combater os incêndios", conta o gerente.

Os interessados podem se cadastram no local do evento onde haverá um estande de inscrição. Aqueles que quiserem se tornar brigadistas voluntários podem participar do curso de formação, no período de 8 a 10 de junho, coordenado pelo IEF.

Parque Estadual Serra Verde

Criado em dezembro de 2007, o Parque Estadual Serra Verde possui uma área de 142 hectares. É o segundo maior parque de Belo Horizonte. A área está localizada em uma região de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica. A Unidade de Conservação formará um cinturão verde ao redor do novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. O Parque faz parte do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) elaborado pelo Governo do Estado para o vetor norte da capital. Pelo projeto, até 2010 serão identificadas áreas para criação de unidades de conservação e áreas de reserva legal e de preservação permanente. A criação do Parque Estadual Serra Verde prevê investimentos de R$ 5 milhões a serem aplicados até dezembro de 2009. O plano prevê, ainda, medidas para a proteção do complexo paleontológico, arqueológico e espeleológico da região, que inclui o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa. O Serra Verde está previsto para ser inaugurado junto com o Centro Administrativo no início de 2010.

Fonte: Ascom/ Sisema