Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Seminário no norte de Minas discute veredas

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas realiza nos dias 16 e 17 de abril o IV Seminário Veredas, com o tema "Como Manter a Vereda Viva" nem Bonito de Minas, cidade do norte do estado.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com Núcleo Interinstitucional de Estudos Ambientais do Norte de Minas, realiza nos dias 16 e 17 de abril o IV Seminário Veredas, com o tema "Como Manter a Vereda Viva". Bonito de Minas, cidade do norte do estado, será sede do evento, que contará com a participação de outros cinco municípios da região: Januária, Cônego Marinho, Chapada Gaúcha, Montalvânia e Miravânia.

O seminário, que teve início em 2006, é realizado anualmente e tem sua quarta edição repleta de palestras, que ocorrerão na Escola Estadual Professor Henrique de Matos. De acordo com a gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Pandeiros, Helen Duarte Faria, uma das organizadoras do evento, essas palestras têm o intuito de difundir, sensibilizar e propor soluções sobre a preservação das veredas. Além disso, mostras sócio-ambientais serão exibidas para que a população possa participar, refletir e propor soluções para a conservação deste importante ecossistema. "O evento é um encontro educativo e científico de conscientização e encaminhamento de propostas para o poder público", afirma.

No segundo dia do Seminário, ocorrerá um debate entre representantes das comunidades das veredas e de instituições preocupadas com o meio ambiente. Participarão das discussões e palestras alguns profissionais do IEF, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG), entre outras.

Segundo Helen Duarte, o grande problema de conservação das veredas é seu uso pelas comunidades carentes da região como forma de sobrevivência, o que muitas vezes causa danos irreversíveis ao meio ambiente. "O objetivo do evento é achar soluções práticas entre a preservação e o uso da vereda. É importante que também sejam ouvidas as pessoas que precisam da vereda, por isso estarão presentes na discussão, além de estudiosos, alguns membros da comunidade", afirma.

Haverá discussão sobre os aspectos legais que envolvem as veredas, investimentos e incentivos para a conservação e recuperação dessa vegetação e ações a serem implementadas pelo IEF e outros órgãos para sua proteção. As propostas extraídas do Seminário serão reunidas e cada instituição participante será responsável pela implantação, manutenção e cumprimento do que foi estipulado. Os resultados serão apresentados nos próximos seminários e serão a base para análise sobre a conservação da região.

Serão realizados, também dentro do evento, concursos envolvendo as escolas. As competições estão relacionadas ao tema do seminário. Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental irão participar com desenhos. Já os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio desenvolverão redações sobre veredas. O melhor resultado de cada série receberá uma bicicleta.

Veredas

São Áreas de Preservação Permanente (APPs) protegidas pelas Leis Estaduais 9.375 (1986) e 9.682 (1988). Elas são responsáveis por uma parte significativa das redes de drenagem do cerrado, exercendo uma função importante de abastecimento dos mananciais que formam os rios. No caso de Minas Gerais, ocorrem principalmente no oeste e norte do Estado, sendo responsáveis pela formação de inúmeros afluentes do rio São Francisco. O ecossistema abriga ainda inúmeras espécies da fauna e flora que também estão ameaçadas de extinção. Segundo o Atlas para Conservação da Biodiversidade em Minas Gerais, as Veredas abrigam 14 das 69 espécies de mamíferos brasileiros ameaçados.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades