Parque Estadual Serra Verde é ampliado

Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte ganha em qualidade ambiental com a ampliação do Parque Estadual Serra Verde.

Foi publicado no Minas Gerais do dia 01 de abril o decreto 44.077/2009 que amplia a área do Parque Estadual Serra Verde foi ampliado. Criado em dezembro de 2007, o parque   passou de 105 para 142 hectares. O Serra Verde faz parte do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, anexo à área da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O gerente da Unidade de Conservação (UC), André Santana, explica que com a ampliação, toda a área da serra estará protegida, até então apenas a metade dela estava inserida no Parque. "A nova área já estava desapropriada pelo Governo, que considerou a incorporação ao Parque a melhor opção para garantia da melhoria ambiental no Estado", ressalta o gerente. A inclusão da nova área também atende a solicitação da comunidade local feita em audiência pública realizada em junho de 2008

O Serra Verde é o segundo maior parque de Belo Horizonte, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras. A expectativa é que quando o Parque estiver aberto à visitação atraia um público bastante significativo, até pela sua proximidade com a Cidade Administrativa. O Parque deverá ser aberto à comunidade no final de 2009. A unidade já possui uma sede administrativa e oferecerá atividades de educação e interpretação ambiental.

A Unidade de Conservação está situada em uma área de transição entre o Cerrado e Mata Atlântica e serve à proteção de espécies desses dois biomas e ainda tem grande importância na conservação dos recursos hídricos. As diversas nascentes encontradas em sua área são fundamentais ao abastecimento do sistema de lagoas que a região possui. A área verde situada na malha urbana da cidade proporciona ainda melhor qualidade de vida à cidade.

Além do Serra Verde, outra importante UC localizada no vetor norte é o Parque Estadual do Sumidouro. O parque, Juntamente com Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa, é uma área fundamental para a conservação da biodiversidade.

Fonte: Ascom/ Sisema

Para mais notícias acesso o Agência Minas