Seminário busca integração na APA Sul

Projeto interinstitucional promove debate para buscar medidas de desenvolvimento sustentável na porção sul da região metropolitana de Belo Horizonte.

Nessa sexta, 3 de abril, a partir das 9 horas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), promove o I Seminário do Seguimento de Governo Local da APA Sul RMBH, que tem como objetivo principal promover a integração dos prefeitos da região na gestão compartilhada de questões socioambientais.

No seminário será apresentado o "Projeto Estruturante da Rede de Extensão Socioambiental em Regiões Minero-metalúrgicas: a APA Sul, seu mosaico de unidades de conservação e as comunidades do entorno", desenvolvido por um grupo da Pró-reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica, PUC Minas. "A iniciativa está sendo desenvolvida de forma a buscar resoluções para os problemas nas regiões minero-metalúrgicas. Para a consolidação da Rede, faremos um trabalho interinstitucional e que também terá participação da sociedade civil", explica a professora da PUC Minas Denise Pereira, uma das coordenadoras do projeto.

Segundo Denise Pereira, há a possibilidade de expansão do trabalho por toda a APA Sul, mas, inicialmente, as regiões beneficiadas serão as serras do Rola-Moça e do Mangabeiras e o Santuário do Caraça, bem como seus entornos. O projeto é todo financiado pela Fapemig, que disponibilizou 13 bolsas para alunos da PUC Minas, que estão, em uma primeira etapa, realizando um mapeamento sobre negócios sustentáveis da região.

Para o gerente da APA Sul RMBH, Luiz Roberto Bendia, a participação dos prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e membros de secretarias afins de toda a região no seminário é de grande importância para a discussão dos projetos que buscam o desenvolvimento de negócios sustentáveis naquela área. "Por meio do mapeamento do que existe, começa o trabalho mais importante, junto às prefeituras, para que seja feito o desenvolvimento de negócios sustentáveis", aponta Luiz Roberto.

No seminário, além de haver a apresentação do projeto, Luiz Roberto discorrerá sobre o trabalho da APA Sul RMBH e suas dimensões. Em seguida as funções do Conselho da APA Sul serão explicitadas por seu presidente, Mário Werneck. Será ainda apresentado o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) por sua gerente, Cláudia Martins.

Denise Pereira acredita que a articulação com o Previncêndio é uma maneira de potencializar as forças no combate a incêndios. "Outra proposta pioneira é a parceria entre o Estado e as prefeituras no combate a incêndios florestais. Considero essa medida muito abrangente, pois envolve o Instituto Estadual de Florestas, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental e até a Defesa Civil", ressalta Luiz Roberto.

APA Sul RMBH

Formada pelos municípios de Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho, Nova Lima, Caeté, Itabirito, Raposos, Rio Acima e Santa Barbara, a APA Sul RMBH foi estabelecida pelo Decreto Estadual 35.624, de 8 de junho de 1994. Nela, estão presentes duas grandes bacias hidrográficas, a do Rio São Francisco e a do Rio Doce, que respondem pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população da capital mineira e 50% da população da região metropolitana.

A área possui uma das maiores extensões de cobertura vegetal nativa contínua do Estado, abrangendo regiões conhecidas como Caraça e Gandarela. Ocorrem aí as matas úmidas de fundos de vales e as matas de altitude e grandes formações rochosas. Estas características determinam inestimável valor em termos de biodiversidade.

Fonte: Ascom/ Sisema