Núcleo de João Monlevade incentiva preservação ambiental associada à fonte de renda

Alternativas ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis no cultivo de eucalipto e candeia foram temas de palestra realizada pelo IEF.

Com o objetivo de discutir alternativas sustentáveis no cultivo de eucalipto e candeia, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), através do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de João Monlevade, realizou nesta terça-feira (31) a palestra "O uso múltiplo para o eucalipto, plantio de candeia como fonte de renda e a recuperação de áreas degradadas e de recarga". O evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Maria de Itabira e envolveu seis municípios da região: Itambé do Mato Dentro, Passabém, Ferros, São Sebastião do Rio Preto, Santo Antônio do Rio Abaixo e Santa Maria de Itabira.

A analista ambiental, Marina de Lurdes Camolesi, ofereceu aos participantes informações sobre o Decreto 6.660 (Bioma da Mata Atlântica), assinado em novembro de 2008, que contribui para a conservação da mata. Esclareceu ainda, dentre as dúvidas questionadas, sobre o direito legal dos produtores quanto à retirada de madeira para uso em benfeitorias dentro de propriedades sem as devidas autorizações do IEF.

De acordo com o gerente do núcleo do IEF de João Monlevade, Mário Izumi Utino, a palestra mostrou "a possibilidade de agregar novos valores aos proprietários, que não seja apenas o de cultivo de eucalipto, mas alternativas que tornem a propriedade mais ecologicamente sustentável". De acordo com Mário Izumi, a região centro-sul de Minas é uma grande produtora de carvão e o cultivo da candeia irá colaborar na diminuição da emissão do CO² na atmosfera, além de ser uma oportunidade real de ganho financeiro para os produtores locais.

Segundo o gerente, a ação ajuda no cumprimento das metas do fomento para reposição florestal. "A recomposição do volume explorado, mediante o plantio de espécies florestais adequadas ao consumo é obrigatória, mas o ideal é que seja feita principalmente porque existe uma conscientização dos que utilizam esta matéria-prima", explica.

As autoridades presentes mostraram interesse em levar a palestra para ser apresentada em outros municípios, com o intuito de levar informação ao maior número possível de produtores. Mário Izumi considera uma iniciativa importante, pois, dessa forma, "mais pessoas terão orientação sobre a possibilidade de investir financeiramente e ainda assim conservar o meio ambiente", finaliza.

O evento contou com a participação do prefeito de Santa Maria de Itabira, Geraldo Noé; secretário de meio ambiente de Santa Maria de Itabira, Luís Augusto Moysés de Magalhães; secretário de meio ambiente de Ferros, José Carlos Magalhães Brant; representante da Emater de Ferros e Passabém, Jésus de Souza Costa e o representante da Secretaria de Meio Ambiente de Itabira, Ícaro Linhares.

Fonte: Ascom/ Sisema