Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto Água Viva traz educação ambiental para as escolas

PDFImprimirE-mail

Foi realizado nesta quarta-feira (25), na cidade de Unaí, noroeste de Minas Gerais, um encontro de profissionais da educação pelo Projeto Água Viva.  O evento contou com o lançamento da cartilha educativa Meio ambiente em equilíbrio, qualidade de vida e justiça social, criada com a intenção de ser trabalhada com os alunos do ensino fundamental.

Durante o encontro, o analista ambiental da diretoria de educação e extensão ambiental, Ricardo Cottini, ministrou um curso de treinamento para cerca de 50 diretores e especialistas das escolas sobre como ensinar aos alunos a temática ambiental relacionada com assuntos da região dentro de uma abordagem transversal.

O Projeto Água Viva está relacionado com os produtores rurais ribeirinhos e as atividades de pesca. Atualmente o principal objetivo do programa, que conta com parceria das escolas da região da sub-bacia do rio Paracatu, é alfabetizar ambientalmente todos os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Espera-se atingir na região de Unaí sete mil alunos e 800 professores das redes municipal, estadual e particular.

Para este ano, também serão desenvolvidas ações com pescadores e produtores rurais na região do Médio e Alto Paracatu. Esse trabalho já foi realizado em 2008 com a região do Baixo Paracatu. As regiões onde o programa terá maior atuação são localidades que se destacam pela mineração e agricultura em larga escala. Por esta razão, serão trabalhados temas direcionados para uso e regularização da água, proteção de nascentes e veredas, manejo de solo e qualidade das águas para a atividade de pesca. A intenção é que atinja cerca de outros dez municípios.

O Projeto água Viva tem como metodologia a participação comunitária, além de fazer interseção com os principais temas das metas do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Espera-se desta forma definir a sub-bacia como uma unidade produtiva interdependente e transversal nos aspectos social, econômico, cultural, político, ético, ecológico, biológico, científico e tecnológico, para mudanças de comportamento, hábitos e atitudes da população para com o meio ambiente.

Fonte: Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades