CGFAI divulga os dados da operação Jequitinhonha

Equipes da fiscalização aplicaram mais de 130 mil reais em multas.

Entre os dias 16 e 19 de março seis equipes de fiscalização ambiental integrada fiscalizaram oito municípios no Vale do Jequitinhonha. A ação foi planejada pela Secretaria Executiva do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) e teve como foco o desmatamento. Foram aplicados cerca de 130 mil reais em multas.

As principais irregularidades foram desmates irregulares, intervenções em áreas de preservação permanente e queimadas sem autorização do IEF. Foram embargados quase 150 hectares e apreendidos mais de 1.800 estéreis de lenha e ainda 195 Kg de pescado irregular.

Durante a semana foram feitas fiscalizações nos municípios de Capelinha, Água Boa, Santa Maria do Suaçui, Angelândia, Senador Modestino, Malacaixeta, Carbonita e Minas Novas.

As equipes eram formadas por técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Polícia Militar, ao todo foram envolvidas 66 pessoas.

Em 2008, CGFAI realizou em todo o Estado 17 grandes operações, além de várias ações setoriais de fiscalização. De março a dezembro foram verificadas diversas atividades, com destaque para mineração, desmate e parcelamento de solo.  Para 2009 estão previstas ações em todo o Estado.

Ascom/ Sisema