Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselhos Consultivos dos Parques Estaduais do Biribiri e Itambé tomam posse

PDFImprimirE-mail

Cerimônias realizadas nos dias 17 e 18 foram marcadas por anúncios de investimentos em unidades de conservação.

Apresentações culturais, muita chuva e os anúncios de investimentos nas unidades de conservação marcaram os eventos de posse dos conselhos consultivos dos Parques Estaduais do Biribiri e do Pico do Itambé, que aconteceram nos dias 17 e 18 de dezembro, respectivamente, na região do Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, destacou a importância do conselho consultivo e do papel fundamental que os conselheiros têm ao ajudarem na gestão do parque. Candeias também anunciou que a regularização fundiária do Parque do Biribiri deve ser concluída até o primeiro semestre de 2009.

A solenidade de posse do Parque Estadual do Biribiri, no dia 17, também foi marcada pela apresentação da banda sinfônica mirim de Diamantina, formada por crianças e jovens com idade entre nove e 18 anos. A banda funciona como escola de profissionalização e formação cultural musical e tem a finalidade de desenvolver a política de proteção à criança e ao adolescente, despertar a sensibilidade para a arte, conhecer e valorizar a cultura, além de preparar os integrantes para inserção no mercado de trabalho.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, em seu discurso, afirmou que é possível o desenvolvimento sem a destruição do meio ambiente e da cultura. "Isso é o que forma a nossa nacionalidade. Isso é o que chamamos de desenvolvimento sustentável", afirmou. O secretário também destacou as belezas do Parque do Biribiri, localizado na serra do Espinhaço, constituindo um ecossistema endêmico. "Não é difícil perceber que estamos diante de uma unidade de conservação, pois este lugar possui uma beleza cênica inigualável", concluiu.

No dia seguinte, o evento de posse do Parque Estadual do Pico do Itambé teve início com a apresentação do Grupo local Capivari, nome de uma localidade do município de Serro. As apresentações tiveram como base o resgate da cultura local, com adaptações à realidade e ao momento atual da comunidade.

Durante a cerimônia, o diretor de Biodiversidade do IEF, Célio Murilo de Carvalho Valle, enumerou algumas belezas naturais do Parque do Pico do Itambé, como a flora, fauna, os recursos hídricos e o próprio pico. "Há milhões de anos, a vida invadiu o Pico do Itambé. E, em 1998, o IEF, num momento de inspiração, criou o Parque Estadual de mesmo nome", afirmou Valle.

"Além do saber técnico e cientifico, nenhuma nação se constrói sem a sabedoria do povo", observou o secretário José Carlos Carvalho, referindo-se à apresentação cultural e lembrando que, muitas vezes, não é preciso possuir um diploma para entender e proteger a natureza. Carvalho também anunciou a finalização da aquisição pelo IEF da área do Parque Estadual do Pico do Itambé. "Dez anos após a assinatura do decreto de criação do Parque, tenho o orgulho de dizer que a unidade de conservação já é uma realidade plenamente concluída", finalizou.

 

Fonte: Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades