Parque Estadual da Serra do Cabral inaugura sede administrativa

Doado ao Instituto Estadual de Florestas pela Prefeitura de Buenópolis, casarão centenário irá abrigar área administrativa da unidade de conservação.

Foi inaugurada na quarta-feira (17) a sede administrativa do Parque Estadual da Serra do Cabral, localizado na região centro-norte do Estado, entre os municípios de Buenópolis e Joaquim Felício. A nova unidade administrativa foi instalada em um casarão centenário, parte de uma área de 22,96 hectares doada ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) pela Prefeitura de Buenópolis.

Foram investidos pelo Instituto R$ 600 mil nas obras de reforma do casarão, que já pertenceu à Rede Ferroviária. A inauguração da sede administrativa do Parque, que ainda não é aberto ao público, aconteceu durante a semana comemorativa pelos 70 anos do município de Buenópolis e foi um importante marco para a política de gestão ambiental integrada adotada pelo Governo de Minas.

Com área total de 22.494,1728 hectares, o Parque Estadual da Serra do Cabral foi criado pelo Decreto 44.121/2005. A serra que dá nome à unidade de conservação compõe a Cordilheira do Espinhaço e é divisora de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do rio São Francisco. O Parque abriga muitas nascentes, responsáveis pelo abastecimento das áreas urbanas dos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício, e possui diversas cachoeiras e piscinas naturais, que compõem, com os afloramentos rochosos, veredas, matas e campos naturais, um cenário de extrema beleza.

A unidade destaca-se, ainda, por abrigar importantes sítios arqueológicos, com registro de pinturas rupestres em diversos locais. "Diante da importância histórica e da beleza deste pedaço do território mineiro, a Serra do Cabral será um destino importante do turismo ecológico de Minas e do Brasil", destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, durante a inauguração da sede administrativa do Parque.

Fonte: Ascom / Sisema