IEF firma parceria com sociedade civil para a elaboração de instrumentos de gestão

Em evento de lançamento das listas de fauna e flora ameaçadas de Minas Gerais, realizado na segunda-feira, 15, Instituto assina Termo de Cooperação Técnica com ONG.

O Instituto Estadual de Florestas assinou nesta segunda-feira, 15, Termo de Cooperação Técnica com a Organização Não Governamental Fundação Biodiversitas para o desenvolvimento de ações e projetos voltados para a proteção da diversidade biológica de Minas Gerais. A assinatura aconteceu durante a cerimônia comemorativa dos 20 anos da ONG, quando também foram oficialmente lançadas as listas mineiras de animais e plantas ameaçadas de extinção, encomendadas pelo Instituto.

Entre as iniciativas previstas no Termo de Cooperação Técnica estão a elaboração dos livros vermelhos da fauna e flora ameaçadas de extinção referentes às listas lançadas durante o evento, o fomento à pesquisa para ampliação do conhecimento sobre espécies com deficiência em informações científicas, a promoção de campanhas educativas para o combate ao tráfico da fauna e flora silvestres e a elaboração de planos de ação para proteção e recuperação de espécies ameaçadas e de guias de campo, além da realização de cursos de capacitação para orientação de gestores, fiscais e polícia ambiental na proteção das espécies sob risco de desaparecimento em Minas.

Com a assinatura do documento, o IEF tem como objetivo gerar subsídios para o desenvolvimento de ações em prol da conservação e proteção da diversidade biológica do Estado. De acordo com as listas lançadas no evento, 273 espécies de animais e 1.127 plantas com ocorrência registrada em Minas vêm sofrendo pressões que podem levar à sua extinção. Os números tiveram significativo crescimento em relação às avaliações anteriores, realizadas em 1995 (fauna) e 1997 (flora), mas registraram também a melhoria do status de conservação de 33,15% dos animais e de 27% das plantas.

O crescimento das listas de plantas e animais ameaçados no Estado deve-se, principalmente, à degradação de habitats, ao desmatamento e às queimadas, mas também é proporcional ao aumento do conhecimento científico em Minas nos últimos anos, especialmente em relação à ictiofauna (peixes).

Durante o evento, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, destacou o esforço e pioneirismo de Minas Gerais para a constante melhoria da gestão ambiental. “A biodiversidade deve estar
no topo das prioridades, afinal somos parte dela”, afirmou. “O apoio ao trabalho de pesquisa científica por meio do Termo de Cooperação Técnica assinado dará o foco científico necessário aos estudos para a construção do conhecimento como instrumento de transformação”, completou.

Prêmio – Em reconhecimento à sua trajetória conservacionista, o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada do Sistema Estadual de Meio Ambiente, Ilmar Bastos, foi um dos agraciados com o prêmio Curupira, concedido pela Fundação a pessoas e instituições que se destacam na luta pela preservação ambiental.