IEF anuncia investimentos em parques estaduais do norte de Minas

Anúncios aconteceram nas solenidades das posses dos conselhos consultivos das unidades de conservação.

Os Parques Estaduais de Serra Nova, Grão Mogol e Lapa Grande, situados no norte de Minas Gerais, receberão investimentos do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O anúncio foi feito pelo diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, nas solenidades de posse dos conselhos consultivos das respectivas unidades de conservação, que aconteceram nos dias 04 e 05 de dezembro, no norte do estado.

De acordo com o diretor-geral, o IEF pretende ampliar a área do Parque Estadual de Serra Nova, que atualmente possui cerca de 12 mil hectares, para 50 mil hectares, abrangendo os municípios de Mato Verde, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis. “A unidade de conservação passaria a chamar Serra Nova e do Talhado”, disse. “Além disso, no início de 2009, o IEF fará a licitação para a construção do plano de manejo do parque”, completou.

Para o Parque Estadual de Grão Mogol, o diretor anunciou a contratação de um engenheiro agrimensor para fazer o georreferenciamento da unidade de conservação e solucionar a questão da desafetação da área. “A previsão é que os trabalhos comecem em fevereiro de 2009”, afirmou. Já para o Parque Estadual da Lapa Grande, a maior unidade de conservação em área urbana de Minas Gerais, o IEF pretende resolver a questão da regularização fundiária. “Cerca de 50% da área do parque já está regularizada e até o ano que vem, pretendemos atingir 100%”, finalizou.

Parques do Norte de Minas consolidam gestão participativa – Durante as solenidades de posse dos conselhos consultivos dos Parques Estaduais de Serra Nova, Grão Mogol e Lapa Grande, o diretor-geral do IEF lembrou que Minas tem cerca de 70 unidades de conservação sendo que 19 delas já possuem conselhos consultivos empossados. “Mais uma vez, Minas Gerais está na vanguarda da gestão de unidades de conservação no país, sendo um dos estados que mais tem conselhos consultivos empossados”, observou. “O IEF cumpre o Sistema de Unidades de Conservação (SNUC) com alegria, uma forma de traduzir a transparência de nosso trabalho”, completou.

Candeias também reforçou a importância do trabalho dos gerentes dos parques. “É gratificante verificar a força de vontade e entusiasmo dos gerentes das unidades de conservação, no momento de buscar parcerias e divisões de responsabilidades”, observou. Além dos gerentes, o diretor-geral agradeceu a participação de cada conselheiro, pelo envolvimento e preocupação com as questões ambientais da região.

A gerente e presidente do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Grão Mogol, Carla Cristina de Oliveira Silva, reforçou as palavras do diretor-geral e lembrou que a criação do conselho consultivo não é apenas para o cumprimento da lei, mas uma maneira de buscar a melhor gestão da unidade e sua integração com a sociedade no contexto a qual está inserida. “O compromisso que hoje assumimos manifesta a consciência de nosso dever em garantir para as futuras gerações os ecossistemas preservados e a melhor qualidade ambiental”, concluiu.