IEF recebe homenagem no Norte Minas

Instituto é agraciado com a placa Alferes José Lopes de Carvalho pelos serviços prestados na conservação do meio ambiente.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) recebeu nesta quarta-feira (03), da Câmara de Vereadores de Montes Claros, a placa Alferes José Lopes de Carvalho, um reconhecimento pelo importante trabalho realizado em prol do meio ambiente e desenvolvimento sustentável na região Norte de Minas. O evento aconteceu na própria Câmara, em sessão solene.

A placa Alferes José Lopes de Carvalho é entregue a pessoas e instituições de destaque na região Norte do Estado, de acordo com a resolução nº 17, de autoria do vereador José Marcos Martins de Freitas (Marcos Nem). A aprovação do projeto na Câmara aconteceu por unanimidade. De acordo com o vereador, o IEF tem papel fundamental na conservação do meio ambiente. "O órgão tem dado sua importante parcela de colaboração à sociedade, consciente de que a questão ambiental é prioridade e passa necessariamente pela conscientização direta de todos", afirmou.

O diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, destacou o papel de cada servidor da Instituição, que produz e pratica as verdadeiras políticas públicas. "Orgulho-me de ser um técnico do IEF, pois fomos cada um de nós que construímos este órgão, conseguindo executar a política florestal do Estado de Minas Gerais da melhor maneira possível, sendo referência, não só no Brasil, mas no mundo inteiro", observou.

Os quase 47 anos de existência do IEF o tornam a mais antiga das instituições florestais do país, antecedendo o próprio Código Florestal. Na região do Norte de Minas, o Instituto desenvolve diversos projetos, entre eles a gestão e administração dos Parques Estaduais da Lapa Grande (o maior parque urbano do Estado), Serra Nova, Caminhos da Geraes e Grão Mogol. Outras iniciativas do Instituto que merecem destaque na região são as ações do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) e o trabalho de educação e conscientização ambiental. "É fundamental trabalharmos com a questão da participação da sociedade, para que todos nós entendamos que somos responsáveis pela conservação do meio ambiente", finalizou Candeias.

Ascom /Sisema