UCs do Norte de Minas empossam Conselhos Consultivos

Conselhos Consultivos dos Parques Estaduais de Serra Nova, Grão Mogol e Lapa Grande serão empossados nesta semana.

Três unidades de conservação do Norte de Minas Gerais, administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), darão posse aos seus respectivos Conselhos Consultivos, ato que representa um importante passo na gestão participativa dessas áreas. No dia 04 de dezembro, às 15 horas, no município de Rio Pardo de Minas, serão empossados os membros do Conselho do Parque Estadual de Serra Nova. Dia 05 de dezembro, às nove horas, em Grão Mogol, será a vez do Conselho do Parque Estadual de Grão Mogol tomar posse e, às 16 horas, em Montes Claros, o Parque Estadual da Lapa Grande dará posse ao seu Conselho.

Compõem o grupo, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas. Ao todo, serão empossados 66 conselheiros, entre titulares e suplentes, e os três presidentes do Conselho que, por determinação legal, é o gerente da unidade de conservação.

O Conselho Consultivo tem a função de promover a integração do parque com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno e da comunidade local. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cada parque deve ter seu próprio órgão consultivo. O Conselho deve ser composto por representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.

Parque Estadual de Serra Nova - Com área de cerca de 12 mil hectares, o parque está localizado no município de Rio Pardo de Minas e abriga paisagens muito variadas apresentando os três biomas existentes em Minas: Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.  A unidade de conservação é marcada pela existência de várias nascentes, localizadas nas Serras Nova e Talhado, fundamentais para o abastecimento da população local.

Parque Estadual de Grão Mogol - A unidade de conservação está inserida, em sua maior extensão, na Serra Geral, que é conhecida por Serra da Bocaina e tem cerca de 33 mil hectares. O relevo é predominantemente montanhoso. O parque está situado na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, e os rios que cortam toda a área do parque, são perenes, mesmo estando em uma região extremamente seca.

Parque Estadual da Lapa Grande - O parque tem área de sete mil hectares e está inserido na região de ocorrência de Cerrado. Localiza-se na antiga Fazenda Lapa Grande, que abriga extenso patrimônio natural e arqueológico, formado por cerca de 35 grutas, com destaque para a Lapa Grande, que dá nome ao parque. A região abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e dos municípios vizinhos.

Ascom / Sisema