CIEA realiza I Seminário Regional de Educação Ambiental do Norte de Minas

Com o objetivo de mobilizar profissionais que atuam na área de educação ambiental e propiciar a discussão de idéias e ações que norteiem os projetos e programas de educação ambiental nas suas áreas de atuação, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), por meio do Escritório Regional Norte do Instituto Estadual de Florestas (IEF), promove o I Seminário Regional de Educação Ambiental do Norte de Minas. O evento acontece na quinta-feira, 06 de novembro, na Faculdade Santo Agostinho, em Montes Claros, Minas Gerais.

O Seminário é fechado e voltado para educadores da rede pública de ensino e profissionais de empresas privadas que atuam no setor de educação ambiental. De acordo com a gerente do Escritório Regional Norte, Marli Vitorino de Oliveira Ferreira, são esperados cerca de 250 profissionais. “Ao realizar este evento, pretendemos promover um espaço de reflexão às abordagens de educação ambiental e também integrar as propostas da CIEA ao atendimento de interesses e necessidades da comunidade”, afirma.

Durante o evento serão discutidos os temas “O cenário ambiental do Norte de Minas e a participação cidadã”, “Educação Ambiental: a quem interessa? A quem se destina? O que se está fazendo? Como se está fazendo?” e “A Formalização de Parcerias consolidando os processos de gestão ambiental”.

Durante a Programação do evento, também está prevista a cerimônia de posse da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Norte de Minas (CIEA/NM). Vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e à Secretaria de Estado de Educação (SEE), o CIEIA tem caráter representativo, consultivo e deliberativo. Sua finalidade é promover a discussão, a gestão, a  coordenação,  o acompanhamento e a avaliação dos programas, projetos e  ações  e  de implementar as atividades de educação ambiental no Norte de Minas.

Além das palestras e da posse, o Seminário irá contar com diversas Oficinas: “Vivenciando a aprendizagem virtual – Explorando o SIAM”, “Percepção Ambiental/Parque Estadual da Lapa Grande”, “Construção de Diagnóstico Rápido Participativo/ DRP”, “Interdisciplinaridades em Educação Ambiental”, “O uso da multimídia na Educação Ambiental”, “Ecologia interior / visão holística da educação”, “Monitoramento e qualidade de água”, “Regularização Ambiental”, “OVIVE - Exercício de cidadania”, “Contextualizando a paisagem - Manejo integrado de sub-bacia hidrográfica”.

Mais informações sobre o Seminário podem ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou pelo telefone do Escritório Regional do IEF de Montes Claros - (38) 3224-7550.