Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Experiência mineira no manejo florestal é mostrada em Milão

PDFImprimirE-mail

Manejo ambiental e urbano de Minas Gerais nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, tratando também da prevenção e controle a incêndios florestais e das ações do Projeto Estruturador do Governo do Estado "Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica". Estes serão os temas abordados pelo diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, durante o Seminário "Florestas do Brasil", que acontece nesta quinta-feira (8), na Câmara de Comércio de Milão, na Itália, e que tem como objetivo apresentar experiências brasileiras na área florestal.

Realizado pela Fundação Gilberto Freyre, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, e com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Milão, o evento irá reunir especialistas de âmbito nacional para apresentar experiências positivas com o meio ambiente.

Em sua quarta edição, o seminário pretende sensibilizar positivamente outros países sobre as formas de se tratar a questão ambiental no Brasil. Com o objetivo de mostrar a potencialidade das florestas brasileiras e buscar investimentos para o setor, cinco painéis serão apresentados durante o evento, que irá contar com a participação de investidores, professores, cientistas, pesquisadores e economistas.

Os painéis terão como tema "Protocolo de Kyoto, manejo de carbono e legislação ambiental", apresentado pelo professor e especialista em aquecimento global, Warwick Manfrinato, de São Paulo; "Manejo ambiental urbano e prevenção e controle de incêndios florestais", pelo professor, engenheiro florestal e diretor-geral do IEF, Humberto Candeias; "A Amazônia e seus impactos ambientais, sociais e econômicos", pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, professor Virgílio Viana; "Florestas do Brasil: disseminação ecológica, econômica e produtiva e a experiência na Mata Atlântica", apresentado pelo professor e ambientalista José Pedro Costa e pelo professor e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino; e "Economia e Geopolítica Brasileira e o Sistema de Abastecimento Elétrico no Brasil", pelo economista Josué Mussalém e pelo presidente da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf), Dilton da Conti.

Referência
Pela quarta vez, o IEF é convidado a participar do evento apresentando a experiência mineira nos aspectos ambientais. A primeira edição do seminário ocorreu em 2004, na cidade de Bruxelas (Bélgica). Em 2005, o evento aconteceu em Paris (França) e Haia (Holanda) e, em 2006, nas cidades de Berlim e Munique (Alemanha). "A constante participação de Minas Gerais em um evento internacional como este é de suma importância e demonstra o valor das experiências positivas obtidas pelo Estado na área de manejo florestal", ressalta Humberto Candeias.


06/11/07
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades