Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Força-tarefa combate incêndio no Parque Estadual do Itacolomi

PDFImprimirE-mail

Equipes da Força-tarefa Previncêndio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros Militar estão combatendo incêndio florestal no Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, a 100 quilômetros de Belo Horizonte. Os focos começaram na quinta-feira (11) em uma região conhecida como "sertãozinho". Cerca de 80 pessoas estão engajadas no combate.

De acordo com a coordenadora da Força-tarefa, Cláudia Melo, vários focos já foram controlados, mas a difícil topografia da área aliada ao tempo seco dificultam o trabalho das equipes para extinção total do incêndio. A ação conta com apoio de cinco aviões Air-tractor para o combate ao fogo e três helicópteros para localização de focos e transporte de brigadistas. Ainda não há estimativa da área atingida.

Na segunda-feira (15), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, e a diretora de Áreas Protegidas do IEF, Aline Tristão, estiveram no local acompanhando o andamento das ações de combate, que continuaram nesta terça (16) até o final do dia.

O Parque do Itacolomi possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas. Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Os mais importantes são os córregos do Manso, dos Prazeres, Domingos e do Benedito, o rio Acima e o ribeirão Belchior.

 

16/10/2007
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades