Incêndios florestais ainda preocupam o Estado

Foi debelado na manhã desta terça-feira (4) o incêndio que atingiu o entorno do Parque Estadual do Itacolomi. O fogo começou por volta das 13h de segunda-feira (3) e envolveu funcionários do parque, Corpo de Bombeiros de Ouro Preto e 12 voluntários das brigadas do Parque e da Minas Radical.

O combate envolveu também a equipe da Força-Tarefa Previncêndio, do IEF, que enviou dois aviões Air Tractor de lançamento de água. Segundo o gerente do parque, Alberto Vieira, o trabalho ágil dos brigadistas e do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto evitou que o fogo invadisse a área da unidade de conservação e ameaçasse os animais. O trabalho de medição da área atingida ainda está sendo realizado.

UCs
No domingo (2) foi extinto também o incêndio que atingia o Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina. Brigadistas do Parque e do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o fogo, que atingiu três hectares de vegetação de campo rupestre.

Outro incêndio ainda castiga a Área de Proteção Especial Estadual (APEE) Santa Isabel e Espalha, em Paracatu. Equipes da Prefeitura de Paracatu e da Regional do IEF ajudam no combate ao fogo, que teve início no domingo (2) próximo à BR 040. A APEE Santa Isabel e Espalha foi criada em 1989 através de Decreto e possui uma área de 21.600 hectares.

Variação de temperatura
De acordo com a coordenadora da Força-Tarefa Previncêndio, Cláudia Melo, a constante variação da temperatura, principalmente nos finais de tarde, tem contribuído para o aumento de incêndios. "A elevação das temperaturas e os ventos fortes atrapalham o trabalho de combate aos incêndios", observa Cláudia Melo.

Segundo informações do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), as temperaturas variaram nos últimos três dias entre 11º (mínima) e 33º (máxima) em todo o Estado. Dados de monitoramento do IEF registraram 459 focos de calor somente nesses três dias de setembro em todo o Estado. De janeiro a setembro os focos de calor já chegaram a 5.291.

04/09/2007
Fonte: Ascom/Sisema