Servidores do IEF se reúnem para encontro de alinhamento estratégico

Foto: Ingrid Bao/Ascom Sisema

ReuniãoIEF2 Dentro

Equipes terão atividades planejadas para que ideias sejam construídas e levadas para o cotidiano, a fim de melhorar ainda mais os processos e serviços prestados à população

Dezenas de servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) se reúnem, a partir desta segunda-feira (8/4), para um encontro de alinhamento estratégico, que tem o intuito de proporcionar uma troca efetiva de aprendizado e desenvolvimento de pessoas, contribuindo com o aperfeiçoamento de entregas à sociedade. A reunião de trabalho, realizada em Sete Lagoas, na Região Central de Minas, vai até a próxima quinta-feira (11/4).

Durante quatro dias, servidores irão discutir sobre várias pautas relacionadas às diretorias do IEF e também questões relacionadas à gestão de pessoas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Nesta segunda, por exemplo, foi promovida pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP), uma dinâmica sobre Habilidades e Lideranças.

Entre os servidores que participam do encontro estão: diretores, supervisores, coordenadores e gerentes da sede em Belo Horizonte e dos 14 escritórios regionais do IEF. A representatividade de toda Minas Gerais no alinhamento é importante para criar ações padronizadas em todo o estado.

Em seu discurso de abertura, o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, destacou que, nesse alinhamento, foi priorizada a oportunidade de os servidores sugerirem ideias que possam facilitar os processos do cotidiano. Para isso, grupos de trabalho foram montados e serão responsáveis por construir e debater ideias que serão avaliadas no fim dos quatro dias de trabalho.

“O nosso objetivo é, quando estivermos todos de volta aos nossos locais fixos de trabalho, dar o encaminhamento final das matérias que foram tratadas aqui para consolidar esses resultados. Neste alinhamento, portanto, estaremos experimentando uma metodologia um pouco diferente das demais que foram realizadas”, disse Breno.

Retorno positivo

De acordo com os servidores do IEF, o encontro servirá para melhorar ainda mais os processos e serviços prestados à população. Para o diretor de Controle, Monitoramento e Geotecnologia do IEF, Flávio Aquino, o alinhamento é uma oportunidade para avaliar procedimentos, processos e entendimentos para construir soluções com o intuito de colocá-las em prática nas demandas do cotidiano.

“O mais importante é que isso é construído de uma forma coletiva e bastante participativa, envolvendo as pessoas que estão desde a execução até os definidores das diretrizes. Isso faz com que as propostas sejam mais sólidas e bem construídas”, avalia Flávio.

Quem também vê o alinhamento com bons olhos é o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Nordeste, Luiz Cláudio Pena Ferreira. “Esse tipo de evento é sempre muito benéfico. É um momento que temos para discutir o futuro da instituição, as questões que travam o andamento de um determinado processo do contribuinte, que é o nosso foco principal”, conclui Luiz.

Matheus Adler