Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Mata do Limoeiro completa 13 anos de criação

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema

13anosLimoeiro02interno

O envolvimento das comunidades que vivem no entorno da UC é destaque nesses 13 anos

 

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, uma importante data comemorativa também é celebrada em Minas: os 13 anos de criação do Parque Estadual Mata do Limoeiro. Durante todos esses anos, a gestão do parque, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), trabalhou incansavelmente para o desenvolvimento de parcerias, projetos e também para o envolvimento das comunidades que vivem no entorno da unidade de conservação, localizada no distrito de Ipoema, em Itabira.

 

E para festejar com muita alegria, a equipe do Parque levou até as escolas municipais do entorno uma manhã de bate papo, entretenimento e muita diversão. A comemoração contou também com bolo e refrigerante para os alunos. “A criançada é tão envolvida com o Parque que vários cartazes foram feitos em homenagem aos 13 anos do nosso querido Parque”, disse o gerente do Parque, Alex Amaral.

 

As comemorações do aniversário do Parque começaram no dia 20 com a abertura à visitação do Mirante do Gigante. O acesso ao atrativo é feito pela portaria do Parque. A trilha é de 1,7 km e seu maior percurso é dentro de mata fechada, o que permite uma caminhada mais leve e tranquila.

 

Atrativos

 

Recentemente, o Parque também inaugurou outro atrativo turístico, batizado de “Corredeiras da Juventude”. A área conta com cascatas e poços, onde é possível nadar e contemplar a beleza cênica singular das áreas verdes do parque.

 

Entre os diversos atrativos naturais que o parque possui estão a Cachoeira do Derrubado (60min de caminhada); a Cachoeira do Paredão (45min); a Cascata do Limoeiro (50min): o Circuito Limoeiro Bike (45min); a Lagoa do Limoeiro (25min), além da atividade Trilha dos Sentidos, que desperta sensações e sensibiliza sobre a importância dos sentidos, do equilíbrio e de um contato mais intimista com o meio ambiente. Ela é conduzida pela equipe de funcionários do Parque, com o visitante de olhos vendados e seguindo uma corda.

 

Educação Ambiental

 

O Parque também possui importantes projetos como o Ecofolia, o Natal em Comunidades, a Volta da Mata do Limoeiro e o Cinema com as comunidades, além de ações pontuais de Educação Ambiental que engrandecem a unidade de conservação e atraem visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

 

O Parque possui alojamentos para atendimento exclusivo de pesquisadores e apoiadores voluntários do Parque. O distrito de Ipoema possui infraestrura para hospedagem, com destaque para as pousadas, com mais de 300 leitos. Ipoema é conhecida pelo Museu do Tropeiro e das grandes belezas naturais.

 

Como chegar

 

A partir de Belo Horizonte, seguir a BR-381, sentido João Monlevade, até o acesso ao município de Bom Jesus do Amparo. Percorrer aproximadamente 6 km até a sede do município, onde se encontram placas indicativas com a direção de saída para o distrito de Ipoema. Atualmente, o acesso ao distrito é feito em estrada pavimentada com extensão aproximada de 13 km.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades