Guia de pássaros orienta observadores nos Parques Estaduais de Sagarana e Paracatu

Divulgação Sisema

observação  de pássaros 5interna

Guias contam com 215 espécies de aves encontradas nos dois parques, que foram catalogadas e impressas

Gestores dos Parques Estaduais de Sagarana e Paracatu, coordenados pelo Núcleo de Biodiversidade da regional Noroeste do Instituto Estadual de Florestas (IEF), desenvolveram um Guia de pássaros para orientar os visitantes que participam dos eventos de observação de aves nas duas unidades de conservação. O Guia conta com cerca de 215 espécies de aves encontradas nesses dois parques, que foram catalogadas e impressas. O objetivo é orientar e complementar o conhecimento dos participantes na identificação das espécies, enquanto percorrem as trilhas para observação.

O idealizador dos Guias foi o coordenador Regional do Núcleo de Biodiversidade do Noroeste de Minas, Paulo Sérgio Cardoso Vale, que também é um observador de aves e fotógrafo amador, já tendo registrado 1671 fotos, de 591 espécies de aves, principalmente do bioma cerrado. Clique aqui para conhecer o registro de fotos feitas pelo coordenador.

Para ele, o material vem para complementar a observação de aves, tornando a experiência mais rica e ampliando o conhecimento. “Observar aves também traz aos visitantes um significado da importância da preservação ambiental”, avaliou. Ele observa, ainda, que a cada “Passarinhada”, evento promovido regularmente no PE Sagarana, e também no “Observação de Aves”, promovido no PE de Paracatu, novas espécies vão sendo avistadas, atualizando assim o conhecimento sobre a riqueza da biodiversidade das unidades de conservação.

Parque Estadual de Paracatu

O Parque possui área aproximada de 6400 hectares e localiza-se no município de Paracatu, região noroeste do Estado de Minas Gerais, próximo à divisa com o Estado de Goiás. A principal forma de acesso ao Parque é pela Rodovia Federal BR-040, sentido Paracatu - Brasília (Distrito Federal). Inserido no Bioma Cerrado, o Parque foi criado para preservar as tipologias que ainda existem na região e garantir a preservação dos recursos hídricos necessários ao abastecimento da cidade de Paracatu.

Além disso, visa assegurar a conservação da biodiversidade local, criando corredores ecológicos e refúgio para a fauna loca. Sua área está inserida na micro bacia do Ribeirão Santa Isabel, afluente do Rio Paracatu, que dá nome à cidade e ao Parque, ambos pertencentes à bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Registros indicam a presença de 215 espécies de aves no parque, incluindo espécies endêmicas, ameaçadas de extinção e uma considerada rara.

A gerente do Parque Estadual de Paracatu, Júnia Mesquita Miranda, explica que o evento “Observação de Aves” é realizado anualmente pela unidade de conservação, em parceria com a Empresa Kinross Brasil Mineração, e conta com a participação de, aproximadamente, 120 pessoas. “O objetivo é divulgar para a comunidade a existência e a importância da nossa Unidade e sua Biodiversidade”, disse. Atualmente, o PE Paracatu passa por modificações importantes na estrutura, com a construção de quatro novas trilhas para os participantes explorarem melhor a área.

Clique aqui e conheça o guia de pássaros do Parque Estadual de Paracatu.

Parque Estadual de Sagarana

O Parque de Sagarana é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com a finalidade de preservação da natureza, onde é permitida a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico. Está localizado no município de Arinos, na região noroeste do Estado, distante cerca de 300km de Brasília (Distrito Federal) e 600km de Belo Horizonte.

O Parque abrange uma área de 2.340,1251 hectares inserida no Bioma Cerrado. Sua paisagem exuberante é composta principalmente por Floresta Estacional Decidual (Cerrado de Mata Seca), além de Matas de Galeria e Veredas. É considerado um ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica, abrigando numerosas espécies da fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção e raras. Além disso, apresenta belas cachoeiras e outros recursos hídricos pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Clique aqui e conheça o guia de pássaros do Parque Estadual de Sagarana

Wilma Gomes