Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Mata do Limoeiro realiza 11ª edição do “Natal em Comunidades”

PDFImprimirE-mail

Foto: Acervo PE Mata do Limoeiro 

PARQUE LIMOEIRO NATAL 5 dentro

O evento cumpriu papel social, de entretenimento e sobretudo de educação ambiental
 

Comunidades do entorno do Parque Estadual do Limoeiro, colaboradores, parceiros e servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) se juntaram, no domingo (3) para o “Natal em Comunidades”. A confraternização natalina, que está em sua 11ª edição, é uma tradição na unidade de conservação e tem o objetivo de levar muita alegria, carinho e, sobretudo, solidariedade à população.

 

Cerca de 980 pessoas de várias comunidades da zona rural de Ipoema e Carmo participaram do evento. Foram realizadas várias brincadeiras, oficina de pintura, jogos de combate a incêndios, atividades educativas, apresentação musical, além de ações de solidariedade como corte de cabelo, entrega de cestas e preparação de ceia para os participantes. As atividades tiveram como objetivo o entretenimento, a educação ambiental e realização de ações sociais.

 

Para o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral, o projeto Natal em comunidade é uma oportunidade para fortalecimento da identificação dos moradores locais com o parque. “É um momento de aproximação, quando eles vêm à nossa sede para um dia de confraternização, lazer, encontro e diversão. Além disso, é o momento em que nossas parcerias são intensificadas e fortalecidas. Esse projeto mostra a força do parque com diversas instituições e comunidades locais”, destacou.

 

Outros projetos

 

Entre os 50 projetos desenvolvidos pela equipe do parque merecem destaque:

 

Ecofolia

 

Realizado desde 2014 nas dependências do Parque, o programa já se tornou um referencial na região. A iniciativa promove diversas experiências e vivências aos visitantes e fortalece o vínculo com as comunidades locais, além de ressaltar junto ao público a importância da educação ambiental.

 

Na próxima edição, que vai de 1 a 4 de fevereiro de 2024, o tema abordado será: “Nossa missão é conectar”. O programa vai abordar a importância de conectar as pessoas das comunidades ao parque, por meio dos projetos.

 

O Programa é direcionado a estudantes universitários e moradores locais. As inscrições se iniciam no primeiro dia de 2024.

 

Volta da Mata do Limoeiro

 

É um projeto que alinha a prática de esporte aos objetivos de preservação do meio ambiente. Além de atividades esportivas como corrida e caminhada, também são desenvolvidas atividades de educação ambiental, com entrega de medalhas e troféus com a impressão da figura de algum animal, símbolo da fauna presente no parque.

 

Passaporte Turístico

 

Tem o objetivo de promover uma visitação em rede, no parque, a sete atrativos do seu entorno. Os públicos alvos são os turistas e moradores locais.

 

O parque

 

Localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema, o Parque foi oficialmente aberto à visitação no final de 2013 e, desde então, sua visitação tem sido crescente, acompanhada da diversificação de seus atrativos. A região está localizada na serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

 

Na região, podem ser observados fragmentos de mata Atlântica e do cerrado, o que lhe confere grande diversidade biológica. Já foram identificadas na área pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: a samambaiaçu, a braúna-preta e o jacarandá-caviúna (uma das mais valorizadas madeiras brasileiras).

 

Entre as espécies da fauna, já foram observadas espécies raras, como o rato do mato e o gambá-de-orelha-branca, presentes somente em áreas de Mata Atlântica, além de outras de importância para conservação.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades