Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto “Moleque no Viveiro” promove plantio de 1.100 mudas por 500 alunos de Lima Duarte e região

PDFImprimirE-mail

 Foto: Divulgação/IEF

MolequesnoViveiro1 Dentro

 

Alunos das escolas da cidade de Lima Duarte e arredores, na região da Zona da Mata mineira, aprendem sobre preservação ambiental ainda mais próximos da natureza. Graças ao projeto Moleque no Viveiro, fruto da parceria entre a Agência Avançada de Lima Duarte, do Parque Estadual Serra da Mantiqueira, com setor de ensino dos municípios, os estudantes fazem visitas orientadas em viveiros da unidade de conservação.

 

Nesta sexta-feira (24), o projeto promoveu o plantio de 1.100 mudas de espécies do bioma Mata Atlântica, em um evento que contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; do diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Breno Lasmar; e do subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Alexandre Leal. Em companhia dessas autoridades, cerca de 500 alunos plantaram mudas na zona rural de Ibitipoca.  

   
O IEF, por meio da Agência Avançada de Lima Duarte, oferece às escolas locais a oportunidade de realizar visitas orientadas ao viveiro florestal de Lima Duarte, proporcionando a turmas de até 50 alunos uma experiência prática e contínua de aprendizado. Durante essas visitas, os jovens aprendem sobre a produção de mudas, compreendem sua importância e exploram temas ambientais essenciais, como fotossíntese, respiração, a interação solo-água-planta e o ciclo da água.

 

Além disso, são incentivados a realizar projetos ambientais em suas escolas, sob a orientação da direção. Assim, há escolas que estão protegendo nascentes, produzindo mudas, realizando atividades de jardinagens, entre outras. Um destaque são as instituições que efetuaram o plantio de Mata Ciliar, devidamente cadastrada pelo IEF, em áreas previamente identificadas pelo Cadastro Ambiental Rural.

 

Números do projeto

 

O projeto Moleque no Viveiro, desde 2016,  já impactou mais de 3 mil estudantes do setor formal de ensino no Viveiro de Lima Duarte e plantou mais de 5 mil árvores nativas.

 

Luciane Evans
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades