Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Grão Mogol sedia maior congresso de turismo de natureza do Brasil, com participação do IEF

PDFImprimirE-mail

Foto: IEF/Divulgação

grão mogol dentro

Estande do IEF reúne jovens durante a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura

 

Servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaramm, de 25 a 28 de outubro, da 20ª edição do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura na Cordilheira do Espinhaço (Abeta Summit 2023), o maior evento de turismo de natureza do Brasil.

 

O tema do encontro é “Redescobrindo o Brasil – Novos Destinos, Novas Oportunidades". Grão Mogol, no Norte de Minas Gerais, foi definida como sede, mas o evento mobiliza outras cidades da região, como Turmalina, Itacambira, Botumirim e Cristália, que também recebem os congressistas para atividades ao ar livre e demais vivências.

 

O Abeta Summit é o mais importante evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil. Ele reúne diversos atores do trade, como empresários, gestores públicos, guias turísticos, condutores de atividades em ambientes naturais, que participam de atividades como oficinas de capacitação, palestras, estudos de casos e visitas técnicas. O objetivo do congresso é melhorar a capacidade de gestão e inovação dos empreendimentos, aumentar a rede de relacionamentos dos participantes e promover novas oportunidades de negócios para empresas e destinos turísticos.

 

Durante os quatro dias de evento, participaram 42 expositores, dos quais 16 são de grandes empreendimentos turísticos. Os demais 26 negócios são micro e pequenas empresas, público que recebe atenção especial da organização da Abeta. Mais de 300 pessoas passaram pelo evento.

 

Painéis e mesas redondas discutiram temas como "Perspectivas para o turismo brasileiro de natureza", a "Inteligência artificial aplicada ao ecoturismo" e "Povos originais, comunidades tradicionais e a ancestralidade".

 

A analista ambiental e gerente do Parque Estadual Mata do Krambeck, Renata Meirelles, ressalta que o evento conseguiu abordar um alinhamento entre os quatro pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social ambiental e cultural. "Muito mais do que um congresso tradicional, o evento tem como principal objetivo proporcionar uma conexão real, uma sinergia em prol do turismo ecológico, tão significativo para as Unidades de Conservação geridas pelo IEF", completa.

 

A Diretora Unidades de Conservação do IEF, Letícia Horta, enfatiza que o Abeta proporciona novos olhares sobre as questões do Turismo de Aventura. "As unidades de conservação em Minas têm inúmeras possibilidades de trazer desenvolvimento econômico e socioambiental para o estado", destaca.

 

Essa não é a primeira vez que Minas Gerais sedia o Abeta Summit. Com território repleto de riquezas naturais, o estado já recebeu o congresso em 2019, na Serra do Cipó, em Conceição do Mato Dentro.

 

Natureza privilegiada

 

A escolha de Grão Mogol vai ao encontro da promoção da Cordilheira do Espinhaço como um dos principais destinos mineiros em turismo de natureza. Única cordilheira do Brasil, a área geográfica de 1.200 km abrange 179 municípios, indo do Norte de Minas ao Vale do Jequitinhonha e abarcando diferentes biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

 

A biodiversidade do local fez com que a Serra do Espinhaço fosse reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. Lá estão atrativos como cachoeiras, grutas, parques estaduais, espécies de animais e plantas só encontradas na região. Além disso, o local conta com a hospitalidade, o artesanato, a cultura e a gastronomia tipicamente mineiras.

 

Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades