Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF lança edição especial da revista MG Biota sobre a bacia do Rio Pandeiros, no Norte de Minas

PDFImprimirE-mail

 

Situada na margem esquerda do Velho Chico e localizada nos municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho e Januária, a bacia hidrográfica do Rio Pandeiros é tema da edição especial da Revista MG Biota, do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Lançada no dia 10 de outubro, a nova edição está disponível no site de periódicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Sisema), com acesso público e dados inéditos sobre essa bacia.

 

A nova publicação científica conta com artigos inéditos que trazem à luz a complexidade e a importância do meio ambiente da bacia do Rio Pandeiros. A edição especial é resultado de quatro anos de pesquisa, de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), numa parceria entre o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e o Instituto de Geociências, da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG), sob a coordenação geral do Dr. Jefferson Vianna Bandeira.

 

O material contou com o trabalho de vários pesquisadores, entre eles a doutora Cristina Augustin, do Instituto de Geociências, da UFMG, que coordenou um dos subprojetos do IGC/UFMG: “Os resultados trouxeram uma nova visão sobre a bacia, ampliando o conhecimento sobre a área e os efeitos da degradação ambiental promovida por processos erosivos como o voçorocamento. O material é inédito, pois cobre desde a evolução da bacia do Rio Pandeiros no contexto da estruturação do Rio São Francisco, passando por aspectos do relevo, do sistema fluvial, com ênfase no aprofundamento da dinâmica do Pantanal, de estudos climatológicos, e de dados inéditos sobre as sub-bacias que mais contribuem em sedimentos e que acabam por impactar o Pantanal”, diz a pesquisadora.

 

Ela enfatiza que o trabalho envolveu diversos pesquisadores, trazendo uma visão ampla da bacia, com elementos que permitem entender melhor os fatores envolvidos na dinâmica do meio físico e dos seus impactos ambientais, com destaque para o Pantanal Mineiro: “É um retrato vivo e importante sobre a bacia e suas especificidades naturais, algumas das quais não tinham, até então, sido analisadas e estudadas”, diz.

 

Cristina Augustin ressalta a importância da parceria com o IEF para a publicação da revista, o que impactou positivamente no trabalho realizado e na ampliação de alcance de público. “Houve muito zelo na edição do material feita pelo IEF, com contribuições relevantes para melhoria e entendimento dos textos. Foi uma experiência muito proveitosa. Embora haja muito o que se fazer na bacia, ela tem grande riqueza cultural e de vivência das comunidades locais. As pesquisas nos mostraram que há caminhos alternativos para a recuperação da bacia em parcerias com as iniciativas públicas e privadas, e principalmente, com a população, que está sempre disposta a proteger o Pandeiros”, diz.  

 

Patrimônio

 

A bacia hidrográfica do Rio Pandeiros está localizada no Norte de Minas, envolvendo os municípios de Januária, Bonito de Minas e Cônego Marinho. A região é considerada uma área de transição entre os biomas da Caatinga e Cerrado. São frequentes as espécies arbóreas pequi, jatobá, aroeira, sucupira, tamboril e ipê amarelo; e da fauna, animais como corujas, garças, gavião carcará, sapos, jacarés, capivaras, tatu, micos, entre outros.

 

 A bacia compreende duas áreas protegidas pelo Estado. Uma delas é o Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, criado em 2004 e que ocupa 6.102,7526 hectares no município de Januária. A outra parte da Bacia do Rio Pandeiros foi transformada em Área de Proteção Ambiental (APA) pela importância ecológica para a manutenção do ecossistema da região. Criada em 1995 e com 396.060,407 hectares – maior unidade de conservação do estado –, a APA encontra-se nos municípios de Januária, Bonito de Minas e Cônego Marinho.


 MG Biota

 

A MG Biota, do IEF, é um boletim de publicação de trabalhos de investigação científica, que tem como base trabalhos de campo e laboratório, bem como de revisões bibliográficas sobre a evolução do meio ambiente, em seus aspectos interdisciplinares. A revista divulga conhecimentos sobre os diversos aspectos das questões ambientais de Minas Gerais, para fomentar a análise e o entendimento da dinâmica do meio ambiente como base para sua preservação e uso sustentável.

 

Portal de periódicos

 

Lançado este ano, o portal periódico de publicações científicas do Sisema reúne, em um único ambiente virtual, as revistas com pesquisas relacionadas ao meio ambiente. Estão disponíveis para acesso a Revista MG Biota, de responsabilidade IEF, e a Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), editada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O portal permite ao usuário conhecer as publicações das duas revistas, além do acesso às edições atuais.
    
Acesse aqui a edição especial da Revista MG Biota sobre a bacia do Rio Pandeiros

Luciane Evans
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades