Dia Municipal da Mata do Limoeiro é comemorado com exposição de arte com pinturas e escultura de animais

Foto: Divulgação/IEF

exposição PELimoeiro2 dentro

As obras são de autoria do servidor Luís Francis, morador do entorno da Unidade de Conservação

Em celebração do Dia Municipal da Mata do Limoeiro, comemorado nessa quinta-feira (28/9), o Parque Estadual Mata do Limoeiro realizou o lançamento da exposição “Ecoarte”, com esculturas de animais da fauna da Mata Atlântica e do Cerrado, além de pinturas que retratam a origem do universo e as quatro estações.

A exposição foi criada pelo servidor Luís Francis, morador do entorno da Unidade de Conservação. O artista, originalmente funcionário da Prefeitura de Itabira, está cedido ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) por meio de um Termo de Cooperação.

Cerca de 50 pessoas compareceram ao evento, entre alunos da Escola Municipal Marina Bragança - de Itabira -, moradores, lideranças locais e funcionários do Parque. Eles puderam apreciar as obras, que retratam aspectos da evolução da vida no planeta por meio de pinturas e esculturas.

O gerente da unidade de conservação, Alex Amaral, destaca que a iniciativa é importante para que cada vez mais pessoas sejam informadas e conscientizadas sobre a importância do parque, além de valorizar a cultura e o trabalho dos moradores locais.

"A exposição Ecoarte é mais uma ação para valorizar a participação local nas ações do parque, apoiando a geração de renda e reforçando seu papel e relação direta com as comunidades. A exposição também é uma forma de valorizar a cultura local por meio dos dons dos funcionários", destaca

Dia Municipal da Mata do Limoeiro

O Dia Municipal da Mata do Limoeiro, instituído pela lei 5.437 de 2023, faz referência ao parque e toda a importância biológica, turística e social que a unidade de conservação representa localmente.

Ao longo da semana, foram realizadas atividades como o 1º Simpósio de Pesquisa - com estudos científicos sobre o local -, caminhada ecológica e concurso de desenhos.

Luiz Fernando Motta