Ações comunitárias marcam os 25 anos do Parque Estadual de Grão Mogol

Foto: Divulgação/IEF
cinema-ambeintal-PE-Grão-Mogol
As atividades foram promovidas ao longo do mês de setembro na sede e comunidades do entorno da unidade de conservação

Blitz ecológicas, mutirões de limpeza, celebrações religiosas e atividades culturais marcaram a programação comemorativa pelos 25 anos de criação do Parque Estadual de Grão Mogol, no Norte de Minas, celebrados na última sexta-feira (22). As ações foram promovidas ao longo do mês de setembro na sede e comunidades localizadas no entorno da unidade de conservação, considerada uma área de proteção estratégica para a recarga hídrica do Rio Jequitinhonha.

No último sábado (23), foi realizada a tradicional missa anual de aniversário do parque. O culto aconteceu na comunidade de Extrema, entorno da unidade de conservação, e contou com cerca de 120 participantes, entre moradores da região, representantes do poder público e equipe técnica do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Na sexta-feira (22), data de aniversário da UC, um stand foi montado no mercado municipal de Grão Mogol, conhecido como Rodomercado, com exposição de fotos, apresentação de materiais de combate a incêndios florestais, manejo e uso do fogo, distribuição de mudas, entre outras ações de conscientização ambiental. Cerca de 1.000 pessoas passam pelo local.

Um mutirão de limpeza foi também promovido na rodovia MG-307, que faz divisa com o parque, em 15/9 com o objetivo de conscientizar e incentivar motoristas e passageiros a não jogar lixo na estrada. Já no dia 10, uma blitz ecológica na ponte do Rio Itacambiraçu alertou a população com relação aos danos causado pelo uso inadequado do fogo.

Segundo a gerente do parque, Débora Guedes, ações como essa acontecem com frequência e têm como objetivo chamar a atenção das pessoas. “Normalmente usamos para fomentar a educação ambiental. É comum tirarmos fotos e mostrarmos para as crianças, para explicar que o lixo tem que ser guardado e jogado nos lugares apropriados. Precisamos mudar esse comportamento”, afirma a gestora da unidade.

Cineminha Ambiental

Uma sessão de cinema foi também apresentada aos alunos da Escola Municipal Domingues Alcântara, distrito da Bocaina, também localizado no entrono do parque. Foram exibidos filmes com temática ambiental e debatidas questões relacionadas à importância das áreas de proteção para a garantia da biodiversidade e clima da região. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade.

Sobre o parque

Criado em 22 de setembro de 1998, pelo Decreto Estadual nº 39.906, o Parque Estadual de Grão Mogol está inserido na bacia hidrográfica do Jequitinhonha. Os rios, que cortam toda a área do parque, são perenes, mesmo estando em uma região extremamente seca. Daí a importância da preservação dessa área, para garantir a vitalidade de seus cursos hídricos e suas inúmeras nascentes, que alimentam outras grandes bacias hidrográficas.

Edwaldo Cabidelli