Parque Estadual Mata do Limoeiro promove 1º simpósio de pesquisas realizadas na unidade

Foto: Divulgação/IEF

Limoeiro4 dentro

Trabalhos apresentados mostram diversidade e potencialidade do parque para o desenvolvimento de estudos científicos

O Parque Estadual Mata do Limoeiro realizou, nesta segunda-feira (25/9), seu 1º Simpósio de Pesquisa, com apresentação de trabalhos que permitem conhecer as características naturais e aprimorar a atuação na proteção da Unidade de Conservação.

Ao longo do dia, foram apresentados dez trabalhos com diferentes temáticas, todas relacionadas ao Parque Estadual Mata do Limoeiro. Os trabalhos mostram que a Unidade de Conservação não é apenas foco de pesquisas sobre a fauna e a flora, mas, também, de temas interdisciplinares.

Entre os temas, estão "O Potencial geoturístico das quedas d'água", apresentado pelo pesquisador Arthur Viegas, "A influência do fragmento florestal sobre a regeneração natural em áreas afetadas por incêndios", por Jéssica Santos Costa e "Muito mais que dinheiro: A valoração não econômica dos serviços ambientais culturais promovidos pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro", de Frederico Mendes.

Cerca de 100 pessoas assistiram ao simpósio, entre eles moradores locais, estudantes e parceiros do parque. Para o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral, o principal foco do evento é compartilhar com a comunidade os estudos que acontecem na unidade. "Nosso maior ganho é a difusão do conhecimento. Uma das funções do parque é essa. É muito importante levar para a sociedade os resultados dessas pesquisas, que têm temas tão diversificados e mostram toda a potencialidade da unidade para o desenvolvimento de estudos", avalia.

O evento faz parte da programação de celebração do Dia Municipal da Mata do Limoeiro, que acontece na próxima quinta-feira (28/9). A realização é do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com apoio da Prefeitura de Itabira, Instituto Gigante Verde, Centro Universitário Funcesi (Unifuncesi), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e Associação Vila Ipoema.

Luiz Fernando Motta