Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Webinar debate o Cadastro Ambiental Rural em Minas

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Reprodução/Youtube
webinar mini
CAR é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais

 

O primeiro webinar promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) para comemorar a Semana Florestal de 2023 teve o tema “Análise do CAR em Minas Gerais: Panorama Atual”. A atividade foi realizada nessa terça (19/9) e foi apresentada pelo analista ambiental César Donato, coordenador do CAR em Minas, e o gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do IEF, Thiago Gelape.

 

Cesar Donato lembrou que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um dos maiores bancos de dados geoespaciais do mundo. “Desde 2014, quando o CAR surgiu em Minas Gerais, foi feito um grande esforço para implementação”, afirmou.

 

Ele explicou que o CAR é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. “Tem a finalidade de integrar informações ambientais”, observou.

 

Segundo o analista ambiental, os objetivos do CAR são formar uma base de dados que permita o monitoramento, o combate ao desmatamento ilegal e realizar um planejamento ambiental e econômico.

 

Em Minas Gerais, até setembro, foram registrados mais de 1 milhão de cadastros, sendo que 93% dos imóveis têm área de até 4 módulos fiscais e o restante tem área superior a isso. “73% do território mineiro está cadastrado no CAR”, destaca Donato.

 

O Sul de Minas e a Zona da Mata são as regiões com maior número de cadastros por concentrarem pequenas propriedades. As cidades com mais cadastros são Montes Claros, seguido de Rio Pardo de Minas e Januária.

 

Thiago Gelape ressaltou as parcerias que têm permitido ao IEF dar um salto no número de análises do CAR. Uma delas está em curso na região do Rio Doce, em um compromisso com a Fundação Renova e que permitirá a readequação do CAR para propriedade na calha do rio atingido pelo rompimento da barragem Fundão, em Mariana.

 

“Outras parcerias são desenvolvidas no Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, e existe a previsão de ampliar para outras regiões do Estado”, afirmou.

 

A Semana Florestal de 2023 é transmitida pelo youtube/meioambiente. A íntegra do webinar “Análise do CAR em Minas Gerais: Panorama Atual” pode ser acompanhada por este link.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades