Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Estudantes de Buenópolis visitam sítios arqueológicos no Parque Estadual da Serra do Cabral

PDFImprimirE-mail

 Foto: Divulgação/IEF

AtividadeSerraCabral Dentro

Atividade mostra a importância do uso das pinturas arqueológicas na Unidade de Conservação na educação de crianças e adolescentes

 

Alunos e professores do ensino fundamental de do município de Buenópolis, na região do Alto São Francisco, participaram, na última quinta-feira (14/9), de atividades guiadas para visitação dos sítios arqueológicos no Parque Estadual da Serra do Cabral. A ação, denominada "Descobrindo o Cabral", faz parte da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, realizada pelo município, com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG).

 

Estudantes da 1ª a 5ª série da rede municipal participaram da atividade durante a manhã. No fim da tarde, foi a vez dos professores, que receberam instruções para posterior abordagem do tema em sala de aula.

 

O gerente do Parque Estadual da Serra do Cabral, Jarbas Jorge Alcântara, ressalta a importância e viabilidade do uso das pinturas arqueológicas na Unidade de Conservação na educação de crianças e adolescentes. "Queremos que os professores levem isso para educação dos alunos com objetivo de sensibilizá-los para a importância real desses sítios. São registros de povos nômades que passaram pela Serra do Cabral e registraram seu passado nessa região. Isso está na veia do município", pontua.

 

Um dos fatores da criação do parque se refere a essa questão da proteção dos sítios arqueológicos, que vêm sendo estudados há muitos anos. Em diversos locais são registradas pinturas rupestres com predominância de desenhos zoomorfos. "São cerca de 116 sítios catalogados, conforme citado no plano de manejo, mas já sabemos que dentro da Serra do Cabral há ainda mais", destaca Jarbas.

 

Meio ambiente e cultura

 

As atividades foram guiadas pelo arqueólogo e analista ambiental do IEF, Leandro Vieira da Silva, que destacou a importância da interação entre a cultura e o meio ambiente. "O turismo arqueológico é um segmento importante e quando aplicado em Unidades de Conservação promove a conscientização sobre o patrimônio, o sentimento de pertencimento entre as pessoas da localidade e a valorização do parque", pontuou.

 

Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades