Sete Unidades de Conservação de Minas Gerais são contempladas em edital de pesquisa e conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional

Foto: IEF/Divulgação
edital-ESPELEOLOGIA-dentro
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, na RMBH, foi uma das sete unidades de coservação contrampladas pelo edital

Sete Unidades de Conservação de Minas Gerais (UCs) foram contempladas no edital de Pesquisa e Conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional, lançado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale S.A. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (4), e a previsão é de que a execução dos projetos para essas UCS se inicie ainda este ano. Com um aporte de até R$ 300 mil para pesquisas em qualquer área do conhecimento relacionada ao conjunto de cavernas, foram selecionados 14 projetos, sendo oito destinados às UCs de Minas Gerais.

Com o objetivo de incentivar a ampliação do conhecimento voltado à conservação e gestão do patrimônio espeleológico brasileiro, o edital de chamada pública teve abrangência nacional, com foco em áreas que abrigam ambientes de cavernas e espécies associadas. Os projetos selecionados abrangem pesquisa e ações de manejo para conservação das cavidades, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico.

As propostas escolhidas para as UCs sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF) englobam os parques estaduais da Serra do Cabral, do Ibitipoca e do Itacolomi; o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato; a Área de Proteção Ambiental (APA) São José; além do Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José. Também foram selecionadas iniciativas para o Monumento Natural Municipal Cárstico do Morro de Brejo do Amparo, na cidade de Januária, e o Carste Lagoa Santa, sob gestão do governo federal.

"As Unidades de Conservação de Minas Gerais beneficiadas se destacam por sua rica biodiversidade e por abrigarem sistemas de cavernas de valor científico e cultural inestimável. Por meio do financiamento oferecido pelo ICMBio em parceria com a Vale S.A., os projetos selecionados têm o potencial de ampliar o conhecimento sobre as formações geológicas subterrâneas, a vida singular que habita esses ambientes e os processos naturais que moldam as cavidades ao longo de milênios", comenta a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos Lins.

Além disso, como enfatiza Maria Amélia, esses projetos podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de manejo sustentável dessas áreas, equilibrando a exploração científica com a conservação adequada.

Potencial Turístico

O Parque Estadual do Itacolomi (PEIT) teve dois projetos contemplados, um deles destinado a avaliar o potencial turístico espeleológico em sete cavidades presentes no parque, nos municípios de Ouro Preto e Mariana. O outro tem o objetivo de identificar e mapear a topografia das cavidades na unidade. A execução das atividades previstas envolve uma parceria entre servidores do PEIT, a entidade estudantil Sociedade Excursionista & Espeleológica (SEE), vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e a empresa BioEspeleo Consultoria Ambiental LTDA.

"Com esses projetos, almejamos obter estudos específicos sobre essas cavidades, informações detalhadas sobre a fauna, atributos físicos, bem como potenciais riscos e impactos do turismo", comenta a gestora da unidade, Maria Lúcia Coimbra Cristo. Ela desta que os diagnósticos a serem desenvolvidos auxiliarão na gestão e na conservação do patrimônio espeleológico, complementando o Plano de Manejo do PEIT. A   avaliação do potencial espeleoturístico identificará possíveis riscos aos visitantes bem como potenciais impactos da visitação sobre os habitats cavernícolas.

“A divulgação de informações sobre o patrimônio espeleológico local trará maior visibilidade ao PEIT, potencializando a visitação e investimentos para a gestão do patrimônio. Os dados obtidos serão aplicados à capacitação dos servidores e guias, multiplicando educadores ambientais sobre o patrimônio espeleológico”, diz. Além disso, segundo ela, os estudos nessas cavidades serão pioneiros, oportunizando posteriores pesquisas espeleológicos na unidade.

Outros Projetos Contemplados

Os outros projetos contemplados para as UCs sob a gestão do IEF incluem um diagnóstico ambiental espeleológico para o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato; inventário e diagnóstico do Patrimônio Espeleológico do Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José e da Área de Proteção Ambiental São José; manejo do Patrimônio Espeleológico do Parque Estadual do Ibitipoca; investigação do Patrimônio Espeleológico no Mosaico do Espinhaço no Parque Estadual Serra do Cabral.

Compensação

O edital é uma iniciativa realizada por meio do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE nº 01/2022), celebrado entre o ICMBio e a Vale S.A. A ação conta com a coordenação técnica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav) e a gestão administrativa, financeira e operacional é conduzida pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Lista das Unidades de Conservação em Minas Gerais contempladas

1. Parque Estadual da Serra do Cabral