Ações do IEF são destaques da 93ª Semana do Fazendeiro em Viçosa

Divulgação Sisema

Curso Conexao Mata Atlantica - 27072023interna

Projeto Conexão Mata Atlântica foi um dos temas abordados

A 93ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa, promovida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou ao fim nesta sexta-feira (28) com a participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) se destacando pelas ações desenvolvidas. O evento, que iniciou no dia 22, abrangeu palestras, cursos teóricos e práticos, proporcionando um enfoque nas atividades do IEF, como o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), os Planos Municipais de Mata Atlântica e o cuidado com a fauna silvestre, entre outras ações.

Com o tema "Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura", o evento teve como objetivo enfocar a agricultura e as famílias de agricultores e agricultoras que dependem dessa atividade como meio e modo de vida. Durante as atividades, foi abordada a importância do aumento da produtividade, o fortalecimento da estrutura econômica das atividades agropecuárias e a preocupação com a inclusão social e a responsabilidade ambiental.

Uma das iniciativas mais relevantes apresentadas pelo IEF ao público foi o projeto "Conexão Mata Atlântica", no qual foram demonstradas técnicas de adequação ambiental em propriedades rurais, conforme o Programa de Recuperação Ambiental (PRA). Nessa atividade, foram apresentados métodos para a conservação de solo, água e estoques de carbono, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental.

Outra atividade de destaque foi o curso de "Manejo de trilhas", com duração de dois dias, que abordou princípios fundamentais para o planejamento de trilhas, diferentes classes de trilhas, técnicas de manejo aplicadas a trilhas novas e antigas, além da aplicação prática dessas técnicas. Os Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) foram apresentados como uma ferramenta de gestão ambiental, abordando a base legal desses planos, a metodologia de elaboração e um case de sucesso em Teófilo Otoni. Além disso, foram discutidas as interfaces entre a gestão ambiental municipal e o PMMA.

SF Majeo de trilhas - 27062023interna

Parte prática da oficina de manejo de trilhas

Outro curso de relevância ministrado pelo IEF abordou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), oferecendo informações importantes sobre os cuidados com a recuperação da fauna silvestre nativa, as Áreas de Soltura para esses animais e os conflitos existentes entre o homem e a fauna silvestre.

Produzir sustentável

Em paralelo ao evento da 93ª Semana do Fazendeiro, ocorreu oficina do Programa de Regularização Ambiental (PRA) "Produzir Sustentável", voltada para Sindicatos, Cooperativas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Emater, Prefeituras, consultores, professores e alunos de projetos de extensão.

O objetivo dessa oficina foi a construção de governanças regionais, onde os parceiros envolvidos na conservação e restauração de ecossistemas, assim como na assistência técnica e extensão rural, puderam alinhar conhecimentos e iniciativas para promover a regularização ambiental dos imóveis rurais em Minas Gerais. Oito temas relacionados às atividades atuais do IEF foram abordados na oficina, incluindo a adequação ambiental e produtiva dos imóveis rurais, aspectos legais e procedimentos para a regularização ambiental, parcerias para a restauração de áreas de preservação permanente e Reserva Legal, oportunidades econômicas na cadeia da restauração e do desenvolvimento rural sustentável, entre outros.