Em reunião de servidores, IEF alinha metas e ações para o segundo semestre de 2023

Foto: Robson Santos

encontro-IEF-dentro

Cerca de 100 servidores estão reunidos até a próxima quinta-feria (11) para avaliação conjunta das ações promovidas pelo órgão

Supervisores regionais, coordenadores de núcleos e representantes das quatro diretorias técnicas que integram o Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão reunidos, até a próxima quinta-feira (11), para avaliação conjunta das ações promovidas ao longo do primeiro semestre e alinhamento estratégico das atividades e metas previstas até o final do ano.

Durante o encontro, realizado em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), cerca de 100 servidores das 14 Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) mantidas pelo IEF no Estado apresentam suas dúvidas e sugestões relacionadas à gestão e cultura organizacional do órgão.O alinhamento institucional é promovido semestralmente e integra o calendário anual de reuniões da autarquia estadual.

De acordo com a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos, que participou virtualmente da abertura do encontro, o alinhamento institucional é essencial para a promoção de uma gestão plural e participativa do órgão. “Ouvir os servidores é uma forma de ampliar o entendimento com relação ao nosso papel na sociedade e o que precisamos fazer para garantir a prestação de um serviço cada vez mais assertivo e eficiente ao cidadão mineiro”, salientou.

“É uma oportunidade de reunir servidores e gestores que atuam em regiões diversas do estado, lidando com questões e procedimentos específicos, que podem ser comuns a outras regionais. Desta forma, podemos nivelar esse entendimento entre todas as áreas”, destacou o diretor de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Cézar Cruz.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O encontro de alinhamento institucional marca também o lançamento do Plano de Regularização Fundiária. Iniciativa que prevê uma série de açõe svoltadas à regularização do ordenamento territorial nas 95 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo IEF em Minas Gerais, ao longo dos próximos 10 anos.

O Plano foi elaborado, a pedido da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Diretoria-geral do IEF, com o objetivo de levantar as medidas e recursos necessários para a conclusão definitiva, dentro de um prazo pré-determinado, do processo de regularização fundiária e indenização dos proprietários rurais que ainda se mantém dentro dos territórios das unidades de conservação estaduais.

“Esse trabalho é essencial para que as áreas de proteção existentes em Minas Gerais sejam incorporadas definitivamente ao patrimônio do Estado, explica o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Lasmar.

Edwaldo Cabidelli