Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF alerta sobre prazos de edital do Programa Parc para Rota das Grutas Peter Lund

PDFImprimirE-mail

 Foto:Evandro Rodney

PE sumidouro dentro

 A Lagoa do Sumidouro "some" em um lindo e menso paredão calcário

 

Interessados no primeiro edital do Programa de Concessão de Unidades de Conservação (Parc), referente à Rota das Grutas Peter Lund, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), têm até o próximo dia 29 para entregar suas propostas. Lançado no dia 1º de dezembro de 2020, o Edital de Concorrência NPE/IEF N° 01/2020 estabelece ainda que, nesta sexta-feira (15/01), termina o prazo de solicitação de esclarecimentos do processo. Outro prazo se encerra na próxima segunda-feira (18/01) para que os interessados em realizar visita técnica nas unidades de conservação fazerem suas solicitações.

 

A sessão pública inaugural está marcada para ser realizada no dia 1º de fevereiro, às 14 horas, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, Prédio Minas, 1º andar, Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde, em Belo Horizonte.

 

A Rota das Grutas Peter Lund é composta pelo Parque Estadual do Sumidouro, localizado nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Sete Lagoas e do Monumento Natural Estadual Peter Lund, em Cordisburgo. As duas últimas estão situadas na Região Central de Minas.

 

Reconhecimento internacional

 

Essas unidades têm reconhecimento internacional, por causa do pesquisador dinamarquês Peter Lund, que habitou na região. As três unidades de conservação estão contempladas entre as 20 gerenciadas pelo IEF que fazem parte do Parc.


O projeto da Rota Lund, que é o primeiro do programa a ter o seu edital lançado, prevê o valor de contratação estimado de R$ 300 milhões e o prazo de 28 anos. O edital lançado é para concessão de serviços como visitação guiada, bilheteria, alimentação, entre outros, e mantém com o Estado a garantia da gestão ambiental, por meio do IEF.


Clique aqui para conferir o Edital de Concorrência NPE/IEF N° 01/2020  Sobre o PARC.

 

O Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), que é uma iniciativa do IEF, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Secretaria de Estado de

 

Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) foi lançado em abril de 2019, que tem como objetivo geral estabelecer modelos de parcerias com o setor privado e o terceiro setor compatíveis com as necessidades das unidades de conservação estaduais.

 

A iniciativa visa contribuir para a inovação na gestão de áreas protegidas, atrair investimentos, gerar empregos e ampliar recursos humanos e financeiros a serem empregados na conservação ambiental.


No total, 20 unidades de conservação administradas pelo IEF fazem parte do Parc e terão licitação concluída até o final de 2022. São elas:


1. Parque Estadual do Ibitipoca
2. Parque Estadual do Rio Preto
3. Parque Estadual do Rio Doce
4. Parque Estadual do Sumidouro
5. Parque Estadual Serra do Rola-Moça
6. Parque Estadual do Pico do Itacolomi
7. Parque Estadual do Biribiri
8. Parque Estadual da Serra do Papagaio
9. Monumento Natural Peter Lund
10. Monumento Natural Gruta Rei do Mato
11. Parque Estadual de Nova Baden
12. Parque Estadual Mata do Limoeiro
13. Floresta Estadual do Uaimii
14. Parque Estadual Serra do Brigadeiro
15. Parque Estadual do Pico do Itambé
16. Parque Estadual Serra Nova e Talhado
17. Parque Estadual da Lapa Grande
18. Parque Estadual do Pau Furado
19. Parque Estadual Serra das Araras
20. APA Estadual Parque Fernão Dias

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades