Horto florestal na APA São José garante preservação de espécies nativas

Foto: IEF/ Divulgação

APA SÃO JOSÉ DENTRO

Servidores do IEF cuidam das primeiras mudas do novo horto florestal

Um horto florestal destinado à preservação e ao cultivo de mudas de espécies arbóreas nativas da região da Serra de São José é a mais nova iniciativa desenvolvida na Área de Proteção Ambiental (APA) São José, situada na mesorregião Campos das Vertentes. Inaugurado em setembro, na Casa da Serra, sede da Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o novo horto florestal já conta com cerca de 200 mudas, de nove espécies arbóreas nativas como Ipê Branco, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Candeia, Óleo Vermelho, Pereira, Jacarandá, Cedro e Angico. Outras espécies estão sendo adquiridas para ampliar tanto a variedade, quanto a quantidade de mudas.

A ideia de criação do horto foi proposta por um grupo de monitores, guarda-parques, brigadistas temporários e profissionais ambientais que fazem parte do corpo de funcionários da APA. Eles se basearam nas diretrizes das políticas de conservação do patrimônio natural, uma vez que ele possibilita a preservação de espécies nativas consideradas raras ou ameaçadas, a unidade ainda garante a produção de mudas para distribuição em eventos, como Dia da Árvore e o Dia Mundial do Meio Ambiente. A implantação da unidade é também uma forma de engajar as comunidades vizinhas com ações de meio ambiente.

O gerente da APA São José, Itamar Christófaro Silva, destacou a importância de incrementar a biodiversidade na região e garantir a sobrevivência de espécies, especialmente as consideradas localmente raras ou ameaçadas como é o caso do Ipê, Cedro e Jacarandá. “Além disso, nas atividades de Educação Ambiental, o cultivo de mudas e o próprio plantio potencializam o aprendizado, uma vez que as crianças aprendem o valor das árvores na prática”, disse.

Para o trabalho, uma equipe de 13 funcionários da APA São José desempenhou uma série de ações, num esforço conjunto. Foi feita a aquisição de insumos, como recipientes, adubo natural, solo, sementes, estacas, etiquetas de identificação entre outros, além da escolha e o preparo do terreno em local plano, sombreado e de fácil acesso à água para irrigação, foram algumas das atividades desempenhadas com o esforço de uma equipe formada por 13 funcionários.

OUTROS PROJETOS

Além da implantação desse horto, a administração da APA está trabalhando no desenvolvimento de um Programa de Educação Ambiental (PEA) composto por mais quatro projetos abrangentes e de alta complexidade: Projeto de Sinalização Orientativa e Educativa da UC (estrada, trilhas e outros acessos); Projeto Horto Medicinal Frei Velozo; Projeto Horta Vertical nas escolas e Projeto Ecolônia de Férias.

O Projeto de Sinalização Orientativa e Educativa consiste na criação, confecção e fixação de placas em locais previamente planejados, com o intuito de sinalizar e orientar os trajetos. A ação ocorre durante todo o ano e tem como objetivo estabelecer uma comunicação visual de orientação com os usuários e visitantes da APA.

Já o Projeto Horto Medicinal Frei Vellozo tem como objetivo cultivar, divulgar e informar sobre as propriedades medicinais das plantas cultivadas na região da UC. A ação, que envolve o corpo docente e alunos das redes pública e privadas das comunidades vizinhas, além de visitantes da Casa da Serra, vai funcionar todo o ano, contemplando a sazonalidade das plantas. A implantação ainda não ocorreu devido à possibilidade de gerar aglomeração em época de pandemia.

O Projeto Horta Vertical nas escolas prevê a implantação, com a participação de alunos e professores, de estruturas verticais confeccionadas com garrafas pet, em que serão plantadas mudas de espécies comestíveis. O objetivo é ensinar práticas de alimentação saudável, bem como divulgar técnicas de plantio e cultivo de plantas comestíveis, às quais poderão ser utilizadas na produção da merenda escolar. Esta ação ocorrerá durante todo o período escolar, inclusive com atividades de manutenção.

Tem ainda o Projeto Ecolônia de Férias, que visa oferecer aos alunos da rede pública, em período de férias, alternativa de lazer e informação. São desenvolvidas, durante uma semana, em dois períodos, atividades lúdicas, ao ar livre e em sala de aula, supervisionadas por monitoras, priorizando os temas relacionados com o meio ambiente. A ação está prevista, inicialmente projetado para ocorrer nas férias de verão.

BIODIVERSIDADE

A APA São José possui uma grande diversidade de fauna e flora, além de mananciais de água. A serra de São José está situada na microrregião dos Campos das Vertentes do Estado de Minas Gerais. Em toda sua face sul, ao longo dos contrafortes da serra de São José, estende-se um dos maiores fragmentos remanescentes da mata atlântica em toda a região. Na face norte, descendo das áreas de maior altitude, têm-se as matas de galeria que chegam até o cerrado Entre os biomas, na porção de maior altitude, está o campo rupestre.

A grande variedade de ambientes num espaço tão pequeno torna essa região um local muito especial no que tange aos aspectos biológicos. Estima-se que a região abriga cerca de 120 espécies de libélulas o que representa quase 50% de todas as espécies conhecidas em Minas Gerais e cerca de 18% das espécies encontradas no Brasil. Também podem ser encontradas na serra cerca de 240 espécies de aves, 80 de orquídeas e, pelo menos, nove espécies de mamíferos ameaçados de extinção.

Wilma Gomes