Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Plano para combate a incêndios florestais tem reforço de R$ 14 milhões em Minas

PDFImprimirE-mail

 

Foto: IEF/Divulgação
FOGO DENTRO
A proposta aprovada pela CPB compreende a criação de unidades operacionais em 10 pontos do Estado

 

Membros da Câmara de Proteção à Biodiversidade (CPB) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovaram em reunião ordinária nessa quarta-feira (26/08) um plano de trabalho para a contratação de serviços de prevenção e combate a incêndios florestais em Minas Gerais. O plano contempla as unidades de conservação de proteção integral gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) nas bacias dos Rios Doce e São Francisco. O valor disponível para essa contratação é de R$ 14 milhões e é originário de compensação minerária.

 

A proposta aprovada pela CPB compreende a criação de unidades operacionais em 10 pontos do Estado, que serão montados nas unidades de conservação estaduais contempladas e nas unidades operacionais da Força-Tarefa Previncêndio. Elas incluem, além da mão de obra capacitada e equipada, veículos com ferramentas de grande capacidade para o combate, como conjuntos de motobomba e reservatório de água, sopradores costais e roçadeiras. Também estão previstos caminhões de combate em algumas unidades operacionais.

 

O serviço será prestado ao longo de 12 meses e compreende tanto atividades de combate como de prevenção aos incêndios. Essa contratação vem reforçar a atual estrutura do IEF, que atualmente conta com equipamentos, brigadistas temporários, funcionários das UCs e aeronaves, como aviões de combate e de monitoramento, além de helicópteros e outros recursos diversos. O prazo para a mobilização dos serviços contratados é de 45 dias.

 

Entre os exemplos de atividades que serão desenvolvidas pela empresa contratada para o serviço, destaque para roçada manual e mecanizada, construção e manutenção de aceiros manuais, execução de queimas preventivas em complemento ao trabalho dos servidores e funcionários do IEF, rondas de monitoramento, verificação de focos de incêndio, operação de sistemas de detecção por vídeo vigilância, remoção de espécies exóticas que contribuem para a propagação do fogo e plantio de mudas para recomposição das áreas atingidas por incêndios.

 

Também estão previstas a coleta de dados para monitoramento das áreas atingidas pelos incêndios e queimas preventivas, orientação a usuários e comunidades inseridas no interior e entorno de unidades de conservação estaduais, levantamentos, manutenção e organização de equipamentos, ferramentas e almoxarifados utilizados para o combate a incêndios, coordenação de campo, operação das salas de controle e coordenação administrativa, apoio na organização e compilação de informações sobre as ocorrências.

De acordo com o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, a contratação permite ao IEF um significativo aumento na capacidade de trabalho, especialmente na prevenção. “As bases vão permitir a realização de atividades diversas, sob a orientação dos gerentes das UCs, incluindo levantamento de informações em campo, atividades de educação ambiental, monitoramento, desenvolvimento de queimas prescritas, operação de sistemas de vídeo vigilância e o combate propriamente dito aos incêndios florestais no interior e entorno das unidades”, afirma Malard.

 

Ainda segundo o diretor-geral, apesar das dificuldades e do cenário intimamente relacionado à condição climática, o IEF continua a se destacar por meio do Previncêndio, que é um dos mais robustos programas de prevenção e combate a incêndios florestais em unidades de conservação. Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, “a destinação do recurso para aprimorar as ações de prevenção e combate a incêndios já em andamento é uma demonstração clara da preocupação do Estado com a preservação seu patrimônio natural, por meio da conservação de ecossistemas inteiros existentes no interior e entorno das unidades de conservação”.

 

Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades