Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro recebe cadeira para pessoas com mobilidade reduzida

PDFImprimirE-mail

Fotos: Divulgação IEF

FotoPESerradoBrigadeirointerna-10062020boa

Cadeira Julietti é uma ferramenta para levar as pessoas com necessidades especiais a ter contato com a natureza

 

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata Mineira, deu um novo passo para receber pessoas com dificuldades de locomoção. A unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), passa a contar agora com uma cadeira Julietti, equipamento destinado ao transporte de pessoas com restrições de mobilidade ou deficiência. A cadeira vai proporcionar a esses usuários a possibilidade de apreciar atrativos que antes não seria possível, uma vez que o parque possui região predominantemente montanhosa e lugares de difícil acesso. O equipamento foi doado pela Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) de Ubá.

 

A utilização do equipamento ocorrerá após a reabertura das unidades de conservação administradas pelo IEF, que atualmente se encontram fechadas por tempo indeterminado, em razão da pandemia da Covid-19. Os funcionários do parque passarão por treinamento para usar o equipamento e também serão definidas, pós-pandemia, as trilhas a serem percorridas com uso da nova cadeira.

 

“A cadeira vai proporcionar a esses usuários a possibilidade de apreciar atrativos que antes não seria possível, uma vez que o parque possui região predominantemente montanhosa, ou seja, lugares de difícil acesso”, disse a gerente do parque, Rose Belcavelo. A cadeira foi fabricada pela empresa Portal Solística, em São Paulo, por encomenda da Arpa, que custeou todo o pagamento do processo.

 

NO IBITIPOCA

 

O primeiro parque a receber uma Cadeira Julietti foi o Parque Estadual do Ibitipoca quando foram adquiridas duas unidades, em janeiro deste ano. Na ocasião, três pessoas inauguraram as cadeiras para percorrer as trilhas do parque. As duas unidades foram adquiridas pelo parque com fundos arrecadados em um jantar beneficente, que contou com apoio de diversos parceiros, segundo a gerente do Ibitipoca, Clarice Silva.

 

A gestora da unidade de conservação conta que na ocasião, a emoção invadiu o parque. "Durante o caminho, visitantes ajudaram como voluntários, pediram para poder carregar, se envolveram e bateram palmas. Isso é a coisa mais gratificante que pode acontecer para um gestor. Eu fiquei muito emocionada com essa realização", diz ela.

 

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, essa iniciativa, além de mostrar respeito humano à diversidade, mostra que temos belezas naturais que todas as pessoas merecem conhecer. “É assim, com uma medida simples, que nós buscamos divulgar as enormes belezas naturais de Minas Gerais, fazer com que as pessoas tenham educação ambiental, conhecimento da natureza, sentimento de pertencimento com meio ambiente além de gerar emprego e renda para a população dos municípios do entorno dessas belezas”, diz o secretário.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades