Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Cerca Grande comemora 10 anos de criação

PDFImprimirE-mail

Fotos: Divulgação IEF
FotoPECercaGrandeInterna-10062020boa
A unidade de conservação está localizada na região da APA Carste Lagoa Santa

 

O Parque Estadual Cerca Grande, localizado em Matozinhos, e administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), comemora no próximo domingo (14/6), 10 anos de criação. Uma série de vídeos com a participação de pesquisadores, servidores, comunidade local e outros interessados pela unidade, está sendo preparada pela gerência do parque em comemoração ao aniversário. As produções serão disponibilizadas nas redes sociais da unidade de conservação.

 

Gerente do Parque, Mariângela Fátima de Araújo, explica que neste ano foi preparada uma programação diferente devido ao isolamento social em função da Covid-19. “Os vídeos que estamos preparando têm como tema: As riquezas do parque, pesquisas e descobertas nele e em outras unidades da região e no seu entorno, e a importância de se preservar o meio ambiente e a nossa história”, disse.

 

A unidade de conservação está localizada na região na Área de Proteção Ambiental APA Carste Lagoa Santa, com diversas formações rochosas e várias cavernas, além de notável edifício cárstico de grande importância histórica. Trata-se de um sítio arqueológico visitado pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), e apresenta grande potencial para pesquisas e descobertas. Nele estão inseridos abrigos e galerias com vestígios arqueológicos cuja arte rupestre é conhecida mundialmente. Cerca Grande foi uma das primeiras grutas a ser pesquisada por Lund, tendo registrado pela primeira vez as pinturas dos “selvagens”, como a existência de arte rupestre nessa região.

 

Na opinião da gerente, o parque se destaca pela conservação da biodiversidade e pelos muitos atributos históricos e culturais, devido às descobertas feitas por Lund e outros pesquisadores. “Com a aprovação do Plano de Manejo no mês de maio, pudemos iniciar os programas necessários para a efetiva implantação da unidade que, com certeza, trará benefícios à comunidade porque irá promover a geração de renda, estimular o desenvolvimento regional e local e apoiar os programas de turismo sustentável e a criação de cooperativas de eco produtos”, destacou.

 

Ainda de acordo com a gerente, a perspectiva é que o parque seja aberto à visitação do público em geral, para que todos possam desfrutar as belezas e conhecer a pré-história presente ali. “O parque está localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e esperamos que muitos mineiros tenham o privilégio de conhecê-lo”, completou.

 

Entre os atrativos da unidade está o sítio arqueológico, de grande importância científica; a trilha principal que permeia estes sítios arqueológicos, na qual Lund e diversos pesquisadores escavaram os tesouros arqueológicos e, também, o principal paredão de pinturas denominado por Lund como "Rochedo dos Índios”. Mariângela contou que a gestão da unidade de conservação criou um slogan que define bem estes atrativos: “Visitar Cerca Grande é fazer uma viagem à pré-história".

 

Para a gestora, “conhecer Cerca Grande, é um verdadeiro presente, visitar um paredão cheio de janelas como se fossem um palácio em ruínas, os locais onde o homem pré-histórico viveu e morreu, com datação de 9 a 11 mil anos, observar as pinturas também datadas de milhares de anos é fenomenal e de grande significado para a humanidade”, finalizou.

 

Siga as redes sociais do Parque Estadual Cerca Grande:

Facebook: ief@pcg 

Instagram: @pecercagrande 

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades