Operação no Rola-Moça alerta população para suspensão de visitas na unidade

Fotos: Guilherme Paranaiba
Rola Moça2 Interna
Durante a operação, os agentes flagraram veículos parados às margens da rodovia e orientaram as pessoas a deixarem os locais

Operação conjunta do Governo de Minas e da Prefeitura de Brumadinho, desencadeada no último sábado e domingo (9 e 10/05) no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, reforçou as orientações junto à população sobre o fechamento da unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A ação foi coordenada pelo Instituto e pela Polícia Militar (PMMG), além da Defesa Civil do município. Assim como todas as áreas verdes do Estado sob a responsabilidade do IEF, o Rola-Moça, cuja área se encontra em Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima, está com a visitação suspensa desde 18 de março por conta da pandemia de Covid-19.

Como o Parque do Rola-Moça tem uma estrada que dá acesso a Casa Branca, distrito de Brumadinho, a unidade não pode ser completamente fechada. Por isso, a operação foi organizada para reforçar que não é permitido visitar os mirantes, informação que já está disponível à população em faixas e avisos, além das restrições físicas que foram colocadas nos pontos disponíveis de estacionamento na rodovia que liga o Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, a Casa Branca.

play-youtube
Diretor-geral do IEF, Antônio Malard, orienta as pessoas a respeitarem o fechamento da visitação do Rola-Moça: clique na imagem para ver o vídeo

Durante a operação, servidores do IEF, policiais militares e agentes da Defesa Civil de Brumadinho orientaram as pessoas que insistiram em parar para observar a vista dos mirantes do parque, buscando principalmente imagens do por do sol.

Elas foram orientadas a não parar, justamente para evitar riscos de transmissão do coronavírus, que é causador da Covid-19, e também para evitar acidentes, já que há restrição de estacionamento no local. Policiais militares também alertaram que veículos que forem flagrados estacionados de forma irregular serão multados.

Um dos pontos que normalmente é mais procurado no Rola-Moça é o mirante Morro dos Veados. Nesse ponto, que está fechado com tapumes de metal, as equipes também fizeram presença ostensiva para evitar que as pessoas parassem para contemplar a vista.

“O objetivo dessa operação é de conscientizar as pessoas e alertá-las sobre a suspensão da visitação na nossa unidade de conservação. Infelizmente, nos últimos finais de semana, observamos visitação expressiva, com aglomerações de pessoas, naturalmente pela beleza do parque e pela vista proporcionada em alguns locais. Por enquanto ainda não é possível vislumbrar as belezas do parque e é o momento de todos que puderem ficarem em casa”, afirma o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

De acordo com a Polícia Militar, a corporação segue fazendo a vigilância da área do parque para evitar crimes e também trabalha em parceria com os órgãos estaduais e municipais para a prevenção da Covid-19. “Desde que o cidadão não esteja infringindo nenhum tipo de lei ou não estiver cometendo nenhuma infração, a princípio, a PM trabalha com a orientação, visando cada vez mais difundir a educação voltada para a questão sanitária. Em caso de infração, as medidas cabíveis serão tomadas”, diz o cabo Wedimar de Oliveira Dias, do 48º Batalhão da PM, que fez parte de uma das equipes da corporação que atuou no Rola-Moça durante o fim de semana.

A Defesa Civil de Brumadinho informou que a intenção é manter uma presença constante no Rola-Moça para reforçar o entendimento de que não é permitida a visitação neste momento de pandemia. “Nós estaremos sempre passando por lá, com apoio da Polícia Militar e do IEF. Tivemos um caso de uma pessoa que arrancou uma das placas para entrar em um dos mirantes, mas já foi providenciado o reparo. Apesar de algumas pessoas ainda insistirem em parar, observamos que a maioria entendeu e está respeitando o fechamento”, afirma Lucas Lara, coordenador da Defesa Civil de Brumadinho.

Rola Moça1 Interna
Mirante Morro dos Veados foi um dos principais pontos de ação da operação que aconteceu no fim de semana

Guilherme Paranaiba