Cetas recebe jiboia de quase 2 metros encontrada em residência de Montes Claros

Divulgação IEF
cetas-montes-claros-dentro
A bióloga do IEF, Cilene Barbosa, realiza a soltura da jiboia para reinserção do animal na natureza

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros, na região Norte do Estado, recebeu na última semana uma jiboia encontrada em um bairro residencial do município. A serpente, de 1,80 metro de comprimento, foi identificada em uma construção quando funcionários da obra removiam materiais e entulho acumulados no local. O animal foi recolhido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido imediatamente para o Cetas de Montes Claros.

A cobra permaneceu no Centro de Triagem por 24 horas, onde passou por avaliação clínica, recebeu um microchip de identificação e, posteriormente, foi reintegrada à natureza. “Por se tratar de um animal bravio, com pouca adaptabilidade ao cativeiro e considerado saudável de acordo com nossa avaliação, optamos por realizar a soltura no dia seguinte ao recolhimento”, explica a coordenadora regional de Proteção à Fauna da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte, Osmarina Aparecida Santos.

Segundo a coordenadora, a soltura do animal ocorreu em uma região de vegetação densa afastada do município e em local que garanta a segurança e conservação da espécie. O trabalho foi realizado por técnicos do Cetas, sob supervisão da bióloga do IEF, Cilene Barbosa.

Características

A espécie de jiboia Boa Constrictor, bastante comum na região sudeste do Brasil, vive em média 20 anos e pode atingir três metros de comprimento. Ela não é venenosa e se alimenta de pequenos mamíferos.

“Apesar de não ser considerada venenosa, existe o risco de contaminação por causa das bactérias que acumulam na boca”, lembra a bióloga do IEF, Cilene Barbosa. O animal pode chegar a pesar até 15 quilos e vive em matas fechadas.

Cetas Montes Claros

Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Cetas Montes Claros realiza atualmente o acolhimento de 113 animais silvestres, entre aves, mamíferos e répteis, realizando o atendimento de quase 2 mil animais por ano.

O centro de triagem recebe animais por meio de entrega voluntária da população, apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambinente (PMMAmb), recolhidos pelo Corpo de Bombeiros ou provenientes de fiscalização dos órgãos ambientais.

Edwaldo Cabidelli