Regional do IEF formaliza termo de cooperação com colônia de pescadores

Foto: IEF/Divulgação

home office romão dentro

Reunião entre IEF, Colônia de Pescadores Z-22, Codevasf e prefeitura de São Romão para firmar acordo de recuperação em  afluente do Rio São Francisco

Atuar no desenvolvimento e na execução das políticas florestais, de recursos naturais renováveis e de biodiversidade em Minas Gerais faz parte das diretrizes estabelecidas pela “Agenda Verde” adotada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Nesse contexto, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Alto Médio São Francisco (URFBio AMSF) formalizou, no último mês de abril, um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Colônia de Pescadores Z-22 do município de São Romão.

A oficialização do Termo de Cooperação foi resultado de uma reunião realizada em fevereiro deste ano, entre IEF/URFBio AMSF, Companhia de Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf), Prefeitura Municipal de São Romão e Colônia de Pescadores Z-22. Na ocasião, foi firmado o compromisso de recuperar a microbacia do córrego Escuro, afluente do Rio São Francisco.

Por meio do acordo, o IEF fará a doação de mudas e dará assistência para produtores com relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de apoio técnico para 60 famílias da região. Os moradores que fazem parte da associação participarão da produção de mudas nativas e da construção e plantio de uma horta urbana. A Codevasf ficará responsável pelas obras de engenharia.

A URFBio ASMF tem desenvolvido ações de recuperação em diversas subbacias do Rio São Francisco, sempre em parceria com atores locais e autoridades municipais. Na região de abrangência da parceria estão localizados os principais afluentes do Rio São Francisco, sendo que grande número de pequenos proprietários encontra no rio o seu estilo de vida e sustento.

Diretor Geral do IEF, Antônio Malard reforça que as ações coordenadas pela URFBio são integrantes do planejamento do Instituto para a conservação e recuperação de ecossistemas: “A iniciativa possibilita ações de recuperação ambiental e promoção da qualidade ambiental, oportunidades de geração de renda e empregos para a comunidade local, além de contribuir com a segurança alimentar e nutricional da comunidade”, salienta.

Para o Supervisor Regional da URFBio, Mário Lúcio dos Santos, o acordo vai propiciar a construção de uma educação ambiental mais duradoura.  “A comunidade terá oportunidade de participar ativamente do processo, produzindo e plantando mudas, além disso, essa parceria está em consonância com a atual diretriz do Sisema, que visa municipalizar as ações ambientais”, reforça.

Ainda de acordo com o Supervisor, as mudas doadas pelo IEF serão utilizadas para a recomposição de matas ciliares e para a recuperação de áreas degradadas, além de serem distribuídas em eventos ambientais.  O instituto vai ceder, também, um espaço onde funciona o viveiro de mudas dentro da Agência de Florestas e Biodiversidade (Aflobio) de São Romão para prestar apoio técnico no mapeamento das áreas a serem recuperadas.

Wilma Gomes