Seminário debate questões ambientais de Manhuaçu

600 pessoas participaram do II Seminário de Desenvolvimento Sustentável de Manhuaçu. No evento, foram discutidos os principais problemas, bem como as soluções, para as principais questões ambientais da região de Manhuaçu.

Com o tema "Preservar: responsabilidade de todos" o II Seminário de Desenvolvimento Sustentável de Manhuaçu reuniu, nos dias 28 e 29 de novembro, cerca de 600 pessoas para debater os principais problemas ambientais da região.

Organizado pelo Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Manhuaçu, o evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Manhuaçu e do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) do município.

Participaram do Seminário professores, estudantes, prefeitos, vereadores, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Militar de Minas Gerais, de organizações civis e não governamentais e dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e IEF.

Entre os temas abordados, destacaram-se a discussão sobre a importância da conservação de nascentes nas propriedades rurais, o licenciamento ambiental em Minas Gerais e a educação ambiental como instrumento de mudança de comportamento das pessoas em relação à preservação do meio ambiente.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, enfatizou a necessidade emergencial da mudança de comportamento de todos os cidadãos no trato com o meio ambiente. "Corremos o riso de chegar à completa exaustão dos recursos naturais o que levará a um aumento da degradação ambiental e social", afirmou.