Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Atividades na capital e no interior celebram Semana Florestal

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Viviane Lacerda

Coral no Aniversário da Copasa 1 Dentro

Coral da Copasa abrilhantou as comemorações do aniversário do Parque Estadual do Rola-Moça

 

Uma série de atividades desenvolvidas na capital e no interior do Estado comemoraram a Semana Florestal 2019. Organizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) a semana contou com a realização de ações como plantio de mudas, trilhas ecológicas, blitzes educativas, visitas a escolas, mutirões de limpeza de rios e ações de sensibilização da população sobre a importância da preservação da natureza. Nesta sexta-feira, 27 de setembro, o Instituto comemorou o aniversário de 25 anos do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, com apresentação de coral. As atividades envolveram cerca de 53 municípios do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

 

Na abertura da semana, o Parque Estadual Serra Verde, localizado no Vetor Norte de Belo Horizonte, recebeu alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade para uma trilha ecológica no interior da unidade de conservação. Na oportunidade, foi também realizado o plantio simbólico de mudas de espécies nativas da região com a presença do diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

 

“A educação ambiental consiste em uma das mais efetivas e importantes ferramentas de promoção da sustentabilidade ecológica, pois a partir da conscientização das novas gerações seremos capazes de garantir a continuidade de nossos esforços de preservação do meio ambiente. É isso que estamos fazendo hoje no Parque Serra Verde, trazendo estas crianças para aprenderem a conviver de forma harmônica e respeitosa com a natureza”, ressaltou Malard.

 

Durante o evento, uma muda de Jatobá foi plantada pelo diretor-geral do IEF com ajuda dos alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. A espécie foi escolhida por ser uma árvore endêmica que já predominou em diversos biomas brasileiros e atualmente encontra-se quase extinta nos grandes centros do país.
 
DIÁLOGOS COM O PRODUTOR RURAL

 

Foto: Divulgação IEF

Diálogos com o Produtor Rural - Semana Florestal 1 Capa

Programa Diálogo com o Produtor Rural foi lançado pelo Governador Romeu Zema em Araguari, Triângulo Mineiro

 

Ainda dentro da programação da Semana, o governador Romeu Zema lançou, em Araguari, no Triângulo Mineiro, o Programa Diálogos com o Produtor Rural. A iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem o de objetivo de apoiar o agronegócio a fim de desenvolver e diversificar a economia do Estado a partir da aproximação do governo com os produtores. Por meio da iniciativa, busca-se o esclarecimento de dúvidas referentes aos serviços ambientais e orientações sobre o meio ambiente e agropecuária, além da integração entre entidades estaduais relacionadas aos setores em Minas.

 

Segundo o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, que representou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no evento, o programa será mensal e terá as equipes técnicas disponíveis para conhecer os problemas e buscar soluções para os produtores.
 
Romeu Zema apresentou o programa aos produtores e representantes de sindicatos rurais, onde se reuniram para ouvir as demandas e falar sobre suas propostas. O governador disse que é missão de sua gestão apoiar a produção rural e o empreendedorismo. Em sua fala às cerca de 300 pessoas que participaram do evento na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari, o governador Romeu Zema chamou a atenção para a importância do setor agropecuário. “O agro é um setor importante, que gera empregos e renda para o nosso Estado e que precisa ser valorizado”, disse destacando que essa será uma das diretrizes do Diálogos com o Produtor Rural.

 

“Esse projeto visa tornar o governo mais próximo do setor agropecuário, que é um setor que, nos últimos anos, foi muito penalizado com a rigidez da regulamentação do Estado de Minas, com a demora nas licenças ambientais e outorgas de água”, afirmou o governador, ressaltando, ainda, a necessidade de garantir a preservação e o equilíbrio do meio ambiente.
 
 “Nós estamos querendo descriminalizar a atividade produtiva, que, nos últimos anos, infelizmente, não só em Minas, como no Brasil, acabou sendo criminalizada. E nada ajuda mais a gerar empregos do que você não atrapalhar a vida de quem produz. Então, eu estou aqui deixando claro para o produtor rural e para as entidades de classe que os representam que o Estado estará ao lado deles. Nós já fizemos mudanças e vamos continuar fazendo outras para que o Estado não seja um obstáculo para quem deseja produzir, a quem quer investir, a quem quer gerar empregos”, pontuou o governador.
 

ESPAÇO DE DIÁLOGO

 

O lançamento do Programa Diálogos com o Produtor Rural foi recebido de forma muito positiva entre o setor agropecuário do Triângulo, que destacou os inúmeros ganhos que a iniciativa trará para a região. “O produtor rural muitas vezes age de forma inadequada dentro de sua propriedade por falta de conhecimento e de orientação. Ter um espaço de diálogo, para tirar dúvidas e esclarecer questões ligadas à legislação ambiental funciona como um apoio muito importante para o setor que precisa constantemente de aperfeiçoamento”, afirmou o produtor rural, Jorge Mantuan, 54 anos, que cultiva soja e milho em Indianápolis.
 
Na avaliação do pecuarista Guilherme Nasciutti, de 53 anos, o programa veio em boa hora. "O que a gente precisa é de esclarecimento para regularizar as áreas já abertas, sem necessidade de abrir novas áreas e, consequentemente, sem agredir o meio ambiente. Ter o apoio técnico é muito importante para desenvolvermos o setor com qualidade e responsabilidade", disse. 
 
Já o diretor do Sindicato Rural de Ituiutaba, Lindolfo Marques dos Santos, que também é produtor rural, chamou a atenção para o ganho em desburocratização dos serviços ambientais. "Facilitar o acesso ao suporte técnico auxilia o produtor rural não só na execução das melhores práticas no campo, mas também contribui para desburocratizar os processos de atos autorizativos, o que gera eficiência ambiental", afirma.
 
O prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho, também valorizou a iniciativa do governo de conhecer a realidade e incentivar os produtores. “O governador tem valorizado a nossa região e a nossa população, principalmente os agricultores. Araguari vive um momento ímpar, principalmente no agronegócio, com a atração de investimentos e geração de empregos”, disse.
 
CIDADE ADMINISTRATIVA 
 
Doação de Mudas na CAMG - Semana Florestal 1 Dentro

Servidores puderam levar para casa mudas de diversas espécies

 

Na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas, diversas atividades envolveram os servidores na quinta-feira, 26 de setembro.  Uma das atrações da programação foi o curso de jardinagem, que contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas. A orquestra da Polícia Militar de Minas Gerais abrilhantou a festa com um show realizado no hall do Prédio Minas, quando também foram distribuídas 2.500 mudas de diversas espécies.

 

Os servidores puderam levar para casa mudas de cedro, ipês roxo, amarelo e branco, pau-brasil, palmeiras, hibiscos e pau-ferro, além de plantas frutíferas como goiaba, jabuticaba, acerola, açaí e carambola. A distribuição ocorreu no horário de almoço, quando é intensa a circulação de pessoas nas áreas comuns dos prédios. A servidora da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov), Valdeci Souza, foi cedo para a fila, e ficou feliz com a sua muda de Ipê-amarelo. Já o servidor Demar Ferreira, da Polícia Militar, preferiu uma frutífera e levou para casa mudas de acerola.

 

Durante o curso de jardinagem, oferecido no horário da manhã, os participantes puderam aprender sobre questões relacionadas a plantio e cultivo de plantas. A atividade foi conduzida pelo engenheiro florestal do IEF e palestrante, Vergilius Maro Clemente, que ressaltou a importância de um esboço bem traçado para escolha do local e da iluminação no momento do plantio.

 

Ele também detalhou os diversos aspectos da jardinagem como paisagismo e seu conceito. A estrutura dos jardins, as escolhas e organização para o plantio de árvores, trepadeiras e arbustos, gramados, rasteiras de cobertura, além da importância da boa nutrição e dos cuidados constantes como técnicas de melhoramento do solo, adubos, irrigação, poda, clonagem e arborização também foram repassadas durante o curso.

 

Segundo o engenheiro, o local de um jardim deve ter uma boa drenagem, solo não compactado, livre de rejeitos de construção, e bem iluminado. “É preciso desenvolver estudos sobre a qualidade do solo e técnicas de melhoramento. Há plantas, por exemplo, que indicam o Ph do solo, como a hortênsia, que em solo ácido apresenta a cor azul e em solo alcalino a cor rosa”, observou.

 

O palestrante explicou também sobre espaçamento, alinhamento, materiais adequados à jardinagem, melhoramento de propriedades biológicas do solo, tipos de jardins e tratos culturais. 

 

Vergilius Maro também trabalha no projeto de revitalização dos jardins da Cidade Administrativa, sede do poder executivo do Governo do Estado. O trabalho conjunto inclui uma série de medidas que vão desde ações de intervenção no solo a substituições de espécies de árvores. “Na revitalização dos jardins da CA estamos realizando um trabalho bem cuidadoso, com plantas específicas para cada local e adequadas aos tipos de solo e sombras”, disse.

 

As atividades da Semana Florestal 2019 aconteceram em todo o Estado com programação desenvolvida pelos regionais do IEF. Nessa sexta-feira, 27 de setembro, as atividades ocorreram no Parque Estadual do Rola Moça, que completou 25 anos.

 

ROLA-MOÇA

 

Rola Moça Dentro

Vídeo comemorativo pelos 25 anos de criação do Parque Estadual do Rola-Moça foi exibido durante as comemorações 

 

Um abraço simbólico ao mirante Três Pedras marcou a celebração dos 25 anos de criação do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça nesta sexta-feira, 27 de setembro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dentro da programação da Semana Florestal, os participantes comemoraram a proteção de uma das mais importantes unidades de conservação estaduais e a terceira maior reserva ambiental em área urbana do Brasil.

 

Cerca de 80 pessoas participaram da atividade que percorreu o trecho de quase 4 quilômetros entre a portaria do Barreiro, do parque, e o mirante Três Pedras, onde ocorreu o abraço simbólico. 

 

A comemoração também marcou o lançamento do vídeo institucional do Parque que tem imagens dos aspectos da biodiversidade, da infraestrutura, do sistema de prevenção e combate a incêndios florestais, além do trabalho de educação ambiental. Também traz depoimentos das principais lideranças e pessoas envolvidas com o cotidiano da unidade de conservação, da equipe de funcionários, do IEF e do Governo de Minas Gerais, na pessoa do Governador Romeu Zema.

 

Na solenidade de abertura, o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Vieira Castro, afirmou que o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é um jovem adulto com todas as características que a idade (25 anos) carrega. “Existem desafios e também a necessidade de superá-los”, observou. Castro fez uma menção especial às pessoas que fazem parte da história do Parque. “Todas merecem muito respeito por sua luta pela natureza e muita história ainda virá nos próximos anos”, afirmou.

 

Já o gerente do Parque, Henri Dubois Collet, lembrou que a área do Parque, em 1994, já era semiprotegida, pois era uma Área de Proteção Especial (APEE). Ele afirmou ainda que a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ainda precisa conhecer mais a unidade de conservação e visitá-la. “Me sinto na obrigação de trazer essas pessoas para cá, sejam ciclistas, moradores do entorno, gente que vem fazer orações e que podem aproveitar e ver o máximo do Parque: fotos e boas recordações”, observou.

 

Lembrando suas passagens pela Região do Jequitinhonha, o frei holandês radicado em Minas Gerais Francisco van der Poel, o Chico, deu um toque a mais de espiritualidade à solenidade. Ele observou que o Brasil tem um grande desafio que ele acompanhou de perto desde que chegou ao país há 51 anos. “Quando cheguei aqui, 30% da população vivia nas cidades e hoje esse número é de 80%”, afirmou. “A natureza é sagrada e dela fazemos parte, bem como a água é sagrada e as florestas são sagradas”, destacou frei Chico, defendendo um maior equilíbrio entre o urbano e a natureza.

 

Encerrando a solenidade, o coral da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou músicas ligadas à natureza, com destaque para composição do maestro Heitor Villa Lobos.

A unidade de conservação recebeu, em 2018, o “Certificado de Excelência TripAdvisor”, do site de viagens que fornece informações e opiniões de usuários sobre serviços relacionados ao turismo. Por receber a honraria durante cinco anos consecutivos, a unidade de conservação (UC) passou também a fazer parte do Hall da Fama do TripAdvisor.

 

O nome do Parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 
Como parte das ações comemorativas da Semana Florestal, foi lançado também o curso “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Oferecido por meio da plataforma virtual Trilhas do Saber, ferramenta que integra a Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o curso, realizado totalmente on-line, é direcionado à professores de diferentes conteúdos, analistas e gestores públicos, dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs), além de estudantes de nível médio e superior. Os interessados devem realizar a inscrição até 4 de outubro na página do Trilhas do Saber.


PLANTIO DE MUDAS EM BARBACENA

 

Para este sábado, 28 de setembro, está previsto o plantio de 4 mil mudas na Fazenda Sericícola, em Barbacena, atividade que encerra a programação da Semana Florestal. Serão plantadas árvores de espécies nativas da região, produzidas no viveiro do IEF, em Barbacena, garantindo a proteção de duas nascentes e a restauração florestal de uma área de 10 hectares de área urbana, na região central do município.  

 

De acordo com supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro Sul do IEF, Ricardo Ayres Loschi, o cercamento e a restauração florestal fazem parte das ações ambientais desenvolvidas pela URFBio Centro Sul com propósito de recuperação de áreas estratégicas (encostas, nascentes e matas ciliares), situadas nas cabeceiras das bacias dos Rios Grande, Paraíba do Sul, São Francisco e Rio Doce.

 

Ele também frisou que essas atividades têm possibilitado o engajamento de diversas entidades e voluntários na execução dessas ações, além de proporcionar ganhos ambientais relevantes para a região. Também proporcionam a autossuficiência econômica para as propriedades rurais e o abastecimento das cidades com a continuidade dessas ações. “A partir do momento em que preservamos essas importantes áreas, com práticas de conservação de solo adequadas, garantimos a infiltração de água no solo e evitamos as enxurradas “, disse.

 

A área alvo da ação está localizada em um local conhecido como Sericícola, onde funcionou a Estação Sericícola de Barbacena, indústria-escola destinada à disseminação da cultura da seda natural no Brasil, fundada em 1912. O local preserva um conjunto arquitetônico de beleza ímpar, revestido de significado histórico, por ter sido sede da vanguarda da indústria da seda no Brasil, guardando consigo traços de grande importância no desenvolvimento do contexto urbano e social do Município de Barbacena.

 

O local é de propriedade de domínio do Estado de Minas Gerais, ocupada atualmente pela Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, a UEMG – Unidade de Barbacena, a Universidade de Música Popular - BITUCA e o Grupo de Teatro Ponto de Partida.

 

O trabalho de cercamento das nascentes contou com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, além de diversos voluntários do município de Barbacena.

 

Milene Duque
Ascom/Sisema
 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades