Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselheiros do Parque Estadual do Biribiri tomam posse em Diamantina

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação IEF

Dentro

Empossados, os integrantes assumiram o Conselho do parque para o biênio 2019-2021
 

Os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Biribiri, localizado na região do Alto Jequitinhonha, tomaram posse nessa quinta-feira, 23 de maio. Eles assumem com a missão de intermediar as questões entre a sociedade e uma das mais importantes reservas ambientais administradas pelo Governo de Minas Gerais.

Os 32 conselheiros representam de forma paritárias organizações do setor público e privado. São suplentes e titulares que terão o mandato para o biênio 2019-2021. Já é a quinta formação do Conselho, que é o espaço para discussão das demandas da sociedade perante à unidade de conservação.

Os integrantes do Conselho devem ser pessoas ligadas ao cotidiano da área. Segundo a gerente do Parque Estadual do Biribiri, Emília dos Reis Martins, o objetivo é que o Conselho seja bem ativo na nova gestão. “Os conselheiros devem utilizar desse espaço de discussão para contribuir com a gestão do parque”, afirma. Além da solenidade de posse, foi realizada a 1º reunião ordinária do conselho já no novo biênio.

“Um dos nossos objetivos é propiciar segurança e conforto aos visitantes e funcionários. Estamos sinalizando as trilhas de uso público”, explica Emília Martins. “Este ano finalizamos a sinalização da trilha dos Cristais e estamos trabalhando para prosseguir com a sinalização da TransEspinhaço (trilha de longo percurso que liga diversas unidades de conservação na Serra do Espinhaço) ”, completa

“Para melhores condições de trabalho dos funcionários estamos finalizando a cobertura de três pontos de monitoramento. Esses pontos também poderão ser utilizados por visitantes, como os mirantes”, afirma a gerente do Parque Estadual do Biribiri.

Entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro de 2018, o curso de “Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura” capacitou os profissionais que lidam com turistas interessados em conhecer o patrimônio natural das unidades de conservação de Minas Gerais.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra as unidades de conservação estaduais, e foi realizada nos Parques Estaduais do Rio Preto e do Pico do Itambé, na região do Alto Jequitinhonha. O trabalho reuniu 30 representantes de unidades de conservação estaduais (incluindo o Parque Estadual do Biribiri) e três de parques nacionais localizados em Minas Gerais

Atrações

Em 2019, durante o Carnaval, o Parque Estadual do Biribiri recebeu 3.822 visitantes. Foi instalado para os turistas um Slack Line (esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos). A equipe da unidade de conservação teve apoio de integrantes do Corpo de Bombeiros nas cachoeiras, para segurança dos visitantes.

 

O parque foi um dos que mais apresentou redução nos números de incêndios florestais em 2018. Na região do Alto Jequitinhonha, onde existe um grande número de unidades de conservação, juntamente com os parques estaduais do Rio Preto, Biribiri e Serra do Intendente, a redução na área interna atingida pelo fogo foi de 84%, passando de 4.248,21 hectares, na média, para 683,12 em 2018.

O Parque Estadual do Biribiri foi criado em setembro de 1998, tem área de 16 mil hectares e está inserido no complexo da Serra do Espinhaço. A área abriga várias nascentes e cursos d'água, como o Rio Pinheiros e diversos córregos, sendo os mais famosos o Sentinela e o Cristais. A cobertura vegetal nativa é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria. Nele podem ser encontrados diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades