Conselho Consultivo da Mata do Cedro toma posse em Carmópolis

Foto: Dvulgação IEF

WhatsApp Image 2019-05-07 at 13.53.11 Dentro

18 conselheiros foram empossados para representar o Conselho Consultivo da Estação Ecológica Mata do Cedro

O Conselho Consultivo da Estação Ecológica Mata do Cedro já tem novos representantes para o biênio 2019/2021. Na última terça-feira, 7 de maio, 18 conselheiros foram empossados para representar a unidade de conservação, que é uma das 92 gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A solenidade de posse ocorreu na Câmara Municipal de Carmópolis de Minas. Dos 18 novos membros, nove são titulares e outros nove suplentes.

À frente do Conselho Consultivo, os representantes vão discutir e negociar problemas e demandas da unidade de conservação, bem como de sua integração com a sociedade. Gerente da Estação Ecológica Mata do Cedro, Dayane Carvalho explica a importância do órgão colegiado. Segundo ela, ter um Conselho Consultivo aproxima a unidade de conservação das pessoas, uma vez que ele é composto por representantes da sociedade civil, entes públicos e empresas da região. “Além disso, a formação do Conselho aproxima os participantes da gestão da unidade, porque os problemas e dificuldades enfrentadas são divididos com os conselheiros e a busca por soluções passa a ser conjunta, envolvendo todos os participantes” explicou.

Ainda de acordo com a gerente espera-se que, com a formação do Conselho, seja possível avançar rumo ao desenvolvimento da Estação Ecológica Mata do Cedro, uma vez que a área poderá contar com o apoio de entidades interessadas e da sociedade civil na gestão da unidade.

Além da gerente Dayane Carvalho, que é coordenadora de Unidades de Conservação da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro Oeste, esteve presente na solenidade a supervisora regional da URFBio, Amanda Chaves, que deu posse ao conselho. Participaram ainda os conselheiros e representantes das Prefeituras de Carmópolis de Minas e de Cláudio, Bombeiros Militares de MG, representantes da 6ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Serviço de Saneamento Ambiental Municipal de Carmópolis de Minas (Sesam) e da Ong Arpia.

Wilma Gomes