Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Conselheiros de duas unidades de conservação tomam posse para biênio 2019-2021

PDFImprimirE-mail

Foto: IEF/Divulgação 

posse acari dentro

Posse dos conselheiros ocorreu na sede da Reserva Veredas do Acari

 

Localizados entre os municípios de Chapada Gaúcha e Urucuia, as unidades de conservação Reserva do Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari (RDS) e o Parque Estadual Serra das Araras, receberam nesta sexta-feira, 5 de abril, seu novo grupo de conselheiros. Tomaram posse 18 membros que ocupam a função deliberativa na RDS Veredas do Acari. Já no PE da Serra das Araras a função é consultiva.

 

O conselho de uma unidade de conservação tem a função de mediar e aproximar as relações entre a reserva ambiental e a comunidade, além de auxiliar na tomada de decisões, propor ações a serem executadas pela UC e divulgar ao público as ações referentes à unidade.

Os conselhos consultivos das duas UCs foram constituídos em 2009. As eleições aconteceram por meio da divulgação de editais, convite a instituições e eleições efetivadas, por meio de votação na última reunião do Conselho, em 26 de outubro de 2018.

 

Os conselhos iniciam seus trabalhos com desafios, dentre eles, identificar conflitos e propor formas de gestão, além de apresentar propostas de preservação. Uma delas é para as Veredas do Acari, que também precisa finalizar seu plano de manejo e liberar as áreas de uso sustentável no interior da Unidade.

 

O gerente das duas unidades de conservação, Cícero de Sá Barros, falou sobre o apoio do conselho na gestão das unidades. “A participação do conselho é fundamental pois auxilia a direção do parque no diálogo com a comunidade, além do envolvimento nas ações desenvolvidas, o que traz muitos benefícios ambientais e financeiros, possibilitando a valorização da unidade”, disse.

 

Lucas Nicácio
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades