Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Professores discutem Educação Ambiental no P.E. Serra do Rola-Moça

PDFImprimirE-mail

A partir do próximo sábado (19/05), 40 professores de oito escolas localizadas no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça participarão de cursos de aperfeiçoamento na unidade de conservação. As aulas acontecerão todos os sábados, até o dia 9 de junho.

As atividades fazem parte do Programa de Educação Ambiental da unidade de conservação que pretende mobilizar as comunidades urbanas e rurais do entorno na busca de soluções para os problemas sócio-ambientais da região.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), está localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, nos municípios de Nova Lima, Brumadinho e Ibirité. Com 3.941 hectares, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

Segundo o coordenador do Projeto, Alan Daniel Vinícius Pessoa, as atividades pretendem transformar os educadores em multiplicadores das ações de conservação. "Os professores são parceiros importantes já que atuam diretamente com cerca de mil alunos que, no futuro, serão as responsáveis pela preservação do Parque", afirma.

A programação com os professores incluem palestras sobre Biologia da Conservação; direito ambiental e desenvolvimento sustentável; aquecimento global; exposição demográfica, além de oficinas e atividades práticas.

Alan Pessoa observa que o curso com os educadores é mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. "Já realizamos uma blitz educativa na portaria do Parque - na estrada que corta o Parque e liga o bairro Jardim Canadá ao condomínio Casabranca e à portaria do Barreiro -, cursos de capacitação para os funcionários e feiras de cultura".

 

bliz_2 - rm net
Blitz educativa na portaria do Parque

 

"Todas as atividades tem sido executados buscando parcerias com os diversos atores sociais que tem suas vidas ligadas direta ou indiretamente ao Rola-Moça", afirma Alan Pessoa. Entre os parceiros, ele cita a Copasa - que co-administra o Parque -; o Proejto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata-MG); a Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - cujos alunos executam diversas atividades de pesquisa relacionadas à biodiversidade e ao turismo na unidade -; além, das empresas Precon, V&M, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar, da Emater, da Embrapa e da organização não governamental Asturies.

O programa de educação ambiental do Parque da Serra do Rola-Moça faz parte do trabalho desenvolvido pelo IEF para despertar o interesse pela preservação dos recursos naturais. "A degradação das áreas resulta em perda de habitats, o que afeta diretamente a flora e fauna, principalmente os mamíferos que em geral requerem grandes áreas para sua sobrevivência", afirma Alan Pessoa.

15/05/2007
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades