Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Nova Espécie de Bromélia é encontrada no Parque Estadual do Pico do Itambé

PDFImprimirE-mail

Uma nova espécie de bromélia foi descoberta nos paredões rochosos de uma cachoeira do Parque Estadual do Pico do Itambé, na região do Alto-Jequitinhonha, em Minas Gerais. Pertencente ao gênero Orthophytum, recebeu o nome científico de Orthophytum itambense.

A descoberta foi feita pelos pesquisadores, Leonardo de Melo Versieux, da Universidade de São Paulo (USP) e Elton Leme, da Instituição de pesquisa Herbarium Bradeanum, do estado do Rio de Janeiro.

 

nova bromelia itambe site

 

 A nova espécie de bromélia foi encontrada em agosto de 2003, durante as pesquisas de campo realizadas no Parque para a dissertação de mestrado intitulada “Bromeliáceas de Minas Gerais: catálogo, distribuição geográfica e conservação”, desenvolvida por Leonardo Versieux, na época aluno de Pós-Graduação em Botânica do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e publicada no jornal científico norte-americano “Novon: A Journal for Botanical Nomenclature”, em abril deste ano. 

De acordo com os pesquisadores, a Orthophytum itambense, apresenta flores brancas, que surgem da parte central da pequena roseta formada pelas folhas. Floresce do final do inverno ao início da primavera e frutifica no início do verão. Além disso, é uma planta micro-endêmica, de distribuição muito restrita, sendo que, até o momento, só é conhecida numa pequena área dentro do Parque Estadual Pico do Itambé. 

Segundo o pesquisador Leonardo Versieux, “a descoberta desta nova espécie vem ressaltar a importância do Parque Estadual Pico do Itambé para a preservação da rica flora de bromélias do estado de Minas Gerais, sendo que pelo menos 16 espécies diferentes podem ser observadas nessa unidade de conservação e outras novas já foram encontradas e devem, em breve, sair publicadas em revistas científicas de botânica”. 

O desenvolvimento de projetos de pesquisa no Parque Estadual do Pico do Itambé e em outras unidades de conservação estaduais é autorizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que as administra. Atualmente, cerca de 400 pesquisas científicas estão em andamento. 

O Parque Estadual do Pico do Itambé tem uma área de 4.696 hectares e abrange os municípios de Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul e Minas. O Parque possui riquezas naturais como cachoeiras, cursos d'água e vegetação diversificada e abrange, em seus domínios, várias nascentes e cabeceiras de rios das bacias do Jequitinhonha e Doce. No Parque situa-se ainda o Pico do Itambé, de 2.002 metros, um dos marcos referenciais do Estado.

09/07/2006
Fonte: Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades